Italo e Renno

Os jovens multi-instrumentistas cearenses Italo e Renno são dois legítimos representantes da nova geração de músicos que tecem um novo painel para a arte musical do Brasil. Acordeonistas, pianistas, arranjadores, intérpretes e compositores de mão cheia, eles exemplificam bem os méritos desse novo pessoal que bate à porta, com idéias arejadas e sem medo de mostrar a cara.



Não por acaso, a trajetória de Italo e Renno guarda diversas semelhanças. O início na música antes dos 10 anos de idade, tendo o piano por anfitrião e o estímulo familiar por salvo-conduto. Dali em diante, mais convergências. A carreira profissional, iniciada em um momento favorável a novos acordeonistas pelas noites de Fortaleza. Os muitos elogios recebidos de intérpretes e colegas instrumentistas, de várias gerações – sim, os meninos tocam muito, desde cedo, e nunca passaram despercebidos aos ouvidos musicais, seja nos palcos, seja nos estúdios. A experiência de integrar a banda de um dos mais consagrados nomes da música brasileira, o cantor e compositor Raimundo Fagner.


A identidade mútua, enfim, no desejo de tecer um caminho próprio, privilegiando o acordeom, um dos instrumentos mais belos e completos, em todo o seu potencial. A dupla, marcante pela presença de dois acordeons no palco, inova o conceito tradicional da utilização do instrumento pela exploração de infinitas possibilidades sonoras. Através da interpretação e da improvisação, os músicos usam seu singular talento para desmistificar o uso do acordeon, levando-o para as searas do jazz, frevo, chorinho, samba, tango, baião, forró e música erudita.

O alto grau de virtuosismo da dupla e a fluência com que se desafiam mutuamente em disputados duelos sonoros vêm encantando platéias e a crítica especializada por onde se apresentam. O entusiasmo e a notável performance de palco de Italo e Renno possibilitam um show alegre e contagiante, interagindo com o público do início ao fim. Um espetáculo vibrante e de alto refinamento musical.

A dupla já participou dos principais festivais de música do país, como o “Festival Brasil Instrumental”, em Tatuí-SP, o Festival Encontro das Sanfonas, ao lado de Dominguinhos e Renato Borghetti, em Fortaleza-CE, o Festival Jazz e Blues, dividindo a noite com o músico Egberto Gismonti, em Guaramiranga-CE e outros. Já fizeram turnês em praticamente todo o Nordeste do Brasil.

Com dois CLIPES já lançados, o primeiro, “TOCA SANFONEIRO“ com a participação de um dos ícones da música brasileira, o sanfoneiro Dominguinhos e o outro, “CEARÁ TERRA DA LUZ”, com a participação de outra grande estrela da música brasileira, o cantor e compositor Raimundo Fagner, e um DVD intitulado “Italo e Renno Ao Vivo” gravado no Centro de Convenções do Ceará, em 2009, a dupla lança seu trabalho ao gosto e aprovação popular.

Outro trabalho de grande repercussão foi a gravação do DVD instrumental “FORRÓ JAZZ”, no Teatro José de Alencar.

"O show enfatiza o trabalho da dupla de acordeonistas e arranjadores. Procuramos ter todo o cuidado na elaboração dos arranjos, trabalhando as harmonias, partindo da música nordestina para a música do Brasil e do mundo, sempre usando o acordeon de maneira mais ampla que o usual", define Italo Almeida. 

"Colocamos o acordeom como o grande protagonista, em um show que procura ser envolvente, do começo ao fim, mas com uma dinâmica sempre interessante", acrescenta Renno Saraiva. 

Melhor para o público, a quem Italo e Renno pretendem, sem fronteiras, oferecer a continuidade desse trabalho.

A música brasileira, desde já, agradece.

Mais informações em: www.italoerenno.com.br






0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário