Leonardo Rego articula, em Brasília, conquista de recursos para construção da UFERSA em Pau dos Ferros

Prefeito Leonardo Rego participa da diversas reuniões com os parlamentares do Estado, para obtenção de recursos para UFERSA

O Prefeito Leonardo Rego encontra-se esta semana em Brasília. Ele participa de diversas reuniões, juntamente com toda a bancada federal do Estado, pleiteando recursos que possa viabilizar a realização de obras em Pau dos Ferros.

O principal pleito, conforme informou Leonardo, é a busca por emendas ao orçamento que possam assegurar a construção do campus da Universidade Federal do Semi-Árido – UFERSA, na cidade de Pau dos Ferros.

Agora em 2010, a UFERSA só havia recebido cerca de 4,4 milhões para estas obras. Acompanhado por alguns parlamentares federais, Leonardo assegurou a liberação, por parte do Governo Federal, ainda para este ano, de outros 2,1 milhões, o que possibilitará o início da obras no município.

Em contato com o Reitor da UFERSA, Josivam Barbosa, Leonardo recebeu a informação que, com a liberação destes outros 2 milhões, será realizado um esforço para que, em janeiro de 2011, seja assinada a Ordem de Serviço para o começo dos trabalhos no campus de Pau dos Ferros. Visto que a Universidade já realizou o processo de licitação para as obras na cidade.

Neste primeiro momento, as tarefas serão voltadas para construção de blocos de salas de aula, sala de professores, além de locais para os serviços administrativos.

Para a continuação dos trabalhos de construção da universidade, que já foi iniciado através do serviço de terraplanagem realizado pela Prefeitura, são necessários outros 15 milhões de reais. Este valor será destinado à edificação de outros blocos de salas de aula, espaço para professores, bibliotecas e infra-estrutura dentro do campus.

Além da estrutura física, os recursos seriam direcionados a compra de computadores, arcevo bibliográfico (cerca de 12 mil livros), mobiliário, sistema de segurança e comunicação, assim como a compra de ônibus e carros para realização das atividades da Universidade.

Esses 15 milhões foram assegurados hoje – dia 24 - por meio de uma ‘Emenda de Consenso’, com todos os parlamentares. Os Deputados Federais e Senadores destinaram esse dinheiro dentro do Orçamento Geral da União 2011 – OGU.

Em Pau dos Ferros, após iniciada as atividades, a Universidade oferecerá 4 opções de curso, como bacharelado em Ciência e Tecnologia, bem como, licenciatura em Química, Física e Matemática. Aceitamos por ano, cerca de 300 alunos. Após concluir o ciclo de quatro anos, Pau dos Ferros contará com 1200 alunos, das mais diversas regiões do RN e de Estados vizinhos.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário