NOTA DE REPÚDIO

A  Associação  dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) vem a público manifestar o seu repúdio e indignação diante do episódio ocorrido no Campus de Pau dos Ferros, quando policiais militares armados, sem mandado ou autorização, entraram naquela unidade de ensino espalhando terror e intimidando membros da comunidade universitária. 

A justificativa para tal ação era coibir um suposto crime eleitoral que estava sendo praticado no interior da instituição. O provável crime: distribuição de panfleto contendo propaganda eleitoral.

O fato é que material nenhum estava sendo distribuído. Professores e alunos estavam, sim, fazendo uso pessoal de propaganda política, prática permitida pela legislação eleitoral.

A ação policial revoltou a comunidade acadêmica daquele Campus, pois além da invasão, os policiais ainda conduziram um grupo de pessoas à delegacia de polícia da cidade para prestar depoimento. 

Felizmente, a autoridade policial de plantão considerou o ato praticado pelos policias como descabido e imotivado, liberando imediatamente os professores e alunos envolvidos no incidente.

A ADUERN considera extremamente grave este acontecimento. É inadmissível a presença da força policial no interior da universidade, praticando ações constrangedoras contra membros da comunidade acadêmica. 

A universidade é um espaço plural e democrático, onde se promove o debate de idéias e a livre expressão do pensamento, bases fundamentais ao exercício da cidadania.

Da mesma forma, empenhamos solidariedade aos colegas docentes e aos alunos que foram vítimas desta ação arbitrária e intimidatória.


Mossoró-RN, 26 de outubro de 2010

Diretoria da ADUERN

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário