CRUZEX 5 - Guerra Aérea acontece no Nordeste do Brasil

De hoje até o dia 19 de novembro, o Nordeste brasileiro será palco do maior exercício de combate aéreo combinado da América do Sul, a Operação Cruzeiro do Sul V (CRUZEX V).

Com a participação das Forças Aéreas do Brasil, Estados Unidos, França, Argentina, Chile e Uruguai, a CRUZEX V levará para o Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco 92 aeronaves, como os caças F-16, dos Estados Unidos e Chile, Rafale, da França e F-2000, A-1, A-29 e F-5EM, do Brasil.

De acordo com um dos coordenadores da atividade, major Balbinot, a "Operação Cruzex" consiste na realização de uma guerra simulada entre o Brasil e outros países, cujas bases estão instaladas em Fortaleza e Natal. Já a equipe da FAB instalada no Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró dará o suporte logístico à atividade, operando nos casos de busca e salvamento.

Major Balbinot destaca que estão envolvidos cerca de 100 aviões e 2.500 militares entre brasileiros e estrangeiros.

Conforme o oficial, os mossoroenses pouco perceberão as movimentações da Operação. Pois, "a maioria dos voos ocorre muito alto, além disso, grande parte da atividade se concentrará nas capitais", justifica. Ele informa que em Mossoró apenas ficará um radar para incrementar a cobertura da Operação e duas aeronaves de busca e salvamento: um helicóptero Superpomar H-34 e uma aeronave C-105, Amazonas. 

Fonte Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário