Coluna Gastronomia Sem Frescura - Por Ismaelson Rêgo


Filhós é um doce frito feito à base de farinha de trigo e ovo. Doce português da Beira, típico da época natalícia, é também muito popular em algumas regiões do nordeste brasileiro, sobretudo no período do Carnaval. Na região seridoense do estado do Rio Grande do Norte, é tradicional o preparo dos filhós no domingo de Carnaval. Em Portugal é também conhecido como "velhoz" ou simplesmente "fritos".

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filh%C3%B3s)

Dia desses a Chef Lúcia Soares deixou um recadinho no facebook falando desses doces tão antigos e que ainda sobrevivem por aqui pelas bandas do Seridó.

Pouco tempo depois tive a chance de ter uma aula com o Sr. Sandro lá do Restaurante Brilhante em Caicó. Vale à pena compartilhar essa receita tão tradicional e diferente das outras, ele usa batata doce na massa.

Quando pedi a receita ele logo respondeu que era tudo no olho.

Cozinhe uma batata doce grande e amasse bem, junte uma colher das de sopa de manteiga, uma de leite e um pouco de farinha de trigo com fermento (deve ter sido uma meia xícara de chá) até soltar das mãos e ficar no ponto de enrolar bolinhas, ele gosta de fazer bem pequenas para ficar mais delicado.

Para servir preparei uma calda de açúcar mascavo com raspas de laranja.

Muitíssimo obrigado para o Sr. Sandro!

Fonte: Prato Perfeito.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário