LBV realiza fórum intersetorial pela valorização da mulher

O evento, reconhecido pela ONU, analisa os avanços da sociedade latino-americana no alcance do terceiro ODM.

Neste mês, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizará, com o apoio do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (UN/Desa) e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio), o 7º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 4ª Feira de Inovações em Suporte à Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), órgão da ONU. O evento ocorrerá em oito cidades da América Latina, nos seguintes dias: Salvador/BA (12), São Paulo/SP (15), Brasília/DF (17) e Rio de Janeiro/RJ (19 e 20), no Brasil; Buenos Aires, na Argentina (16); Assunção, no Paraguai (19); La Paz, na Bolívia (24); e Montevidéu, no Uruguai (26).

Abertos a todos os interessados, os encontros são voltados a representantes de organizações públicas, privadas, da sociedade civil e acadêmicas, os quais se reunirão para identificar e compartilhar práticas de sucesso que possam ser replicadas como novas tecnologias sociais. Por orientação do próprio Ecosoc, no qual a LBV possui status consultivo geral desde 1999, será focalizado o terceiro dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), “promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres”. Os ODMs consistem em um conjunto de metas nas áreas social e ambiental que foram firmadas, em 2000, pelos 192 países membros da ONU e que devem ser alcançadas até 2015, a fim de melhorar a qualidade de vida da Humanidade e garantir a sustentabilidade do planeta.

Na capital brasileira, o fórum terá lugar no Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (ParlaMundi), da LBV, e abordará o enfrentamento da violência doméstica e familiar. No Rio de Janeiro, o mote das discussões será a feminização da pobreza e da exclusão, por causa do aumento de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, conforme divulgado, em outubro de 2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro nesta cidade terá a presença do diretor do Unic Rio, dr. Giancarlo Summa, e do chefe da seção de ONGs do UN/Desa, dr. Andrei Abramov, que também estará em São Paulo, Buenos Aires e Brasília, palestrando e acompanhando os debates.

Os resultados do fórum serão apresentados pela Legião da Boa Vontade, por meio de relatório, exposições culturais e fotográficas e vídeo, na Reunião do Alto Nível (High-Level Segment) do Ecosoc, que sucederá, de junho a julho de 2010, na sede da ONU em Nova York, nos Estados Unidos.

Quem quiser participar e/ou obter outras informações do evento pode acessar o site www.lbv.org.br.

Rede Sociedade Solidária

Articulada pela LBV, objetiva integrar o trabalho de organizações de diversos setores da sociedade, sob a bandeira da Solidariedade, com o intuito de contribuir para o alcance dos oito ODMs. Desse modo, promove encontros e motiva ações conjuntas em prol de causas comuns. Fazem parte da rede associações; fundações; cooperativas; entidades de classe, de apoio técnico e de cooperação internacional; movimentos religiosos; governos federal, estaduais e municipais; empresas privadas; e universidades.

Arivaldo Oliveira

Setor de Comunicação da LBV no RN

Contato: (84) 3613-1655 / 9451-7849

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário