Coluna "Gastronomia Sem Frescura" - Escrita por Ismaelson Rêgo

Santa Maria adota cardápio do futuro

Clientes podem visualizar as opções da casa por um display interativo

Domingos Sanches, um dos sócios do Santa Maria, idealizou o cardápio interativo que contempla, no momento, os 50 rótulos de vinhos oferecidos pela casa

A expressão “comer com olhos” foi interpretada ao pé da letra pelo restaurante Santa Maria, especializado em culinária tradicional portuguesa. A casa está oferecendo aos clientes a opção de um cardápio interativo com imagens e informações de seus produtos. A ideia surgiu a partir de uma conversa entre os sócios Domingos Sanches e Cláudio Amaral Júnior, criador do display.


Inicialmente, o aparelho está apresentando a carta de vinhos da casa. “Como já sabemos, uma imagem vale por mil palavras. Pensando assim, nós criamos este cardápio a fim de melhorar o atendimento e ser mais um diferencial do restaurante”, afirmou Cláudio.

São 50 rótulos divididos entre espumantes, vinhos brancos, vinhos tintos e rosé. Além da imagem, o display contém informações como teor alcoólico, envelhecimento, região proveniente, tipo de uva e preço da garrafa.

Há três anos e meio no mercado potiguar, o restaurante Santa Maria é pioneiro neste tipo de serviço. “Nós estamos finalizando o material para inserir também o cardápio interativo com as entradas, pratos principais e sobremesas”, disse Cláudio.

O Santa Maria oferece 15 entradas e mais de 30 pratos principais entre polvo, mariscos e carnes. Mas a especialidade é mesmo o bacalhau: são 15 opções diferentes. A novidade já está agradando os clientes, como o advogado José Arno Galvão. “Tenho 66 anos, mas gosto de tecnologia e de informática. Achei muito interessante pela interatividade e pela quantidade informações disponíveis”, disse.

Apaixonado pelas praias do Rio Grande do Norte, o português Domingos Sanches acredita que esse serviço irá facilitar o atendimento aos clientes. “Quando se fala em culinária portuguesa, nós lembramos logo do bacalhau. Mas temos muitas outras opções e queremos que nossos clientes possam saborear tudo o que oferecemos. Por isso, esse aparelho é mais uma forma de garantir a satisfação das pessoas e também servirá como um auxílio aos garçons”, concluiu Domingos.


Restaurante Santa Maria
Av. Amintas Barros, 3137 – Lagoa Nova
Natal/RN
Fone: (84) 3234.0710

Enxergando com as mãos

Cardápio em braile dá maior autonomia aos deficientes visuais no Tábua de Carne

O cardápio em braile oferece ao deficiente visual a opção de escolher o Filé Mignon de Sol à Moda da Casa, prato típico nordestino do Tábua de Carne

Já pensou chegar em algum restaurante e não ter a liberdade de escolher um prato? Para imaginar, basta pensar na seguinte situação: você entra em um restaurante na China, por exemplo, pega o cardápio e, como não sabe falar a língua, a escolha do prato fica bem mais difícil. É como se você não enxergasse. Mas nem é preciso ir tão longe. Basta conversar com uma pessoa que tenha deficiência visual para saber que esta dificuldade é freqüente para ela.


Restaurante oferece cardápio em braile e em idiomas como inglês, espanhol, francês, italiano e alemão

Foi observando tal situação que o restaurante Tábua de Carne, especializado em culinária nordestina, implantou, há cerca de dois anos, o cardápio em braile. A iniciativa partiu da equipe que fez parte do Programa Turismo Melhor do SEBRAE. “Nós observamos que, em várias situações, o deficiente visual não tinha a oportunidade de escolher o que queria comer”, disse Ênio Macêdo, gerente da sede que fica na Via Costeira.

Assim que é identificada a entrada de um deficiente visual no restaurante, o garçom entrega o cardápio. “Eles ficam surpresos e, na maioria das vezes, voltam”, afirmou Ênio.

O Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos do Rio Grande do Norte foi o responsável pela elaboração do material, que encontra-se disponível no Tábua de Carne de Ponta Negra, da Via Costeira e de João Pessoa. O restaurante de Mossoró, inaugurado em fevereiro deste ano, também contará com este serviço.

Ao todo, a casa disponibiliza sete tipos de cardápios: português, braile, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Além do material em braile, o Tábua de Carne projetou os espaços pensando em todas as pessoas com deficiência. O layout foi desenvolvido para que o cadeirante possa ter mais liberdade de movimento. Os banheiros e o estacionamento também são adaptados.

Para a presidente da Associação de Deficientes Visuais do RN, Lúcia Maria Silva, esta iniciativa é importante para garantir maior autonomia e independência às pessoas com deficiência. “Até a agilidade no atendimento aumenta”, garantiu Lúcia.

Tábua de Carne I
Av. Senador Dinarte Mariz, 229 (Via Costeira)
Natal/RN
Fone: (84) 3202-5838

Tábua de Carne II
Av. Eng. Roberto Freire, 3241 – Ponta Negra
Natal/RN
Fone: (84) 3202-7353

Tábua de Carne III
Av. João da Escócia, 1515
Mossoró West Shopping
Fone (84): 3422-7171

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário