Caern implanta Estação de Tratamento em Pau dos Ferros

A cidade de Pau dos Ferros está com suas obras de ampliação do esgotamento sanitário em andamento. Está em fase de conclusão a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da cidade. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) prevê que até o próximo mês de julho a obra estará concluída com investimento de R$ 1 milhão. Mais de seis mil pessoas serão beneficiadas com a obra.

A empresa M&K, terceirizada da Caern, é a responsável pela realização da obra. A ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Pau dos Ferros envolve, além das 900 ligações já existentes, outras 750 novas ligações em residências. Atualmente, o interceptor, nome dado à tubulação tronco que recebe todos os efluentes das residências, foi concluído, além do emissário de recalque que interligará o interceptor à Estação Elevatória.

Também foi concluída a Lagoa de Estabilização que integra a ETE, localizada na saída de Pau dos Ferros em direção a Apodi, às margens da BR-405. A Estação Elevatória está com 30% da obra de engenharia concluída. A Estação também terá caixa de areia, onde ficam os resíduos sólidos, da coleta dos efluentes.

Em todo o Estado, os investimentos em saneamento básico aplicados pelo governo estadual chegam a R$ 1 bilhão. Dinheiro suficiente para dobrar a área saneada do Estado, com obras realizadas em diversos municípios. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que, para cada dólar investido em saneamento básico são economizados quatro dólares em saúde pública. "Este é o maior programa de saneamento básico da história do Rio Grande do Norte", assegura o diretor-presidente da Caern, Walter Gasi.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário