Riacho da Cruz recebe prêmio nacional por excelência em qualidade da merenda escolar

Pela segunda vez, a cidade de Riacho da Cruz garantiu posição de destaque na concessão do prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.

A iniciativa idealizada pelo programa Fome Zero, do Governo Federal, premia os municípios que implementam ações eficientes para a melhoria na merenda escolar distribuída nas escolas.

No Rio Grande do Norte, apenas três municípios conseguiram a premiação deste ano, que foi entregue em solenidade realizada na quarta-feira, dia 09, em Brasília, com a presença do presidente Lula e do vice-presidente, José Alencar.

Em Brasília o prefeito Marco Aurélio (DEM) comemorou a conquista recebida das mãos do presidente Lula.

"Esta é nossa segunda participação no prêmio, e pela segunda vez obtivemos o reconhecimento do Governo Federal. A conquista aumenta a nossa responsabilidade e torna nossa caminhada gratificante", destacou o prefeito após a cerimônia.

Para se alcançar prêmio, é preciso que o município supere uma criteriosa avaliação protagonizada por técnicos de vários segmentos.

O processo de avaliação dos municípios leva, desde o dia do lançamento até o dia da cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, em média oito meses.

O primeiro passo é o de convidar todas as prefeituras brasileiras a participar da premiação por meio de uma carta-convite e do formulário de inscrição, enviados pelos Correios.

No formulário de inscrição, a prefeitura informa o que acontece em seu município, fornecendo detalhes sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O processo de avaliação dos dados demora cerca de cinco meses para ser concluído e inclui o trabalho de sistematização das informações enviadas, avaliação quantitativa e análise qualitativa das experiências apresentadas, seleção das melhores gestões municipais, e, por fim, as visitas técnicas, in loco, para a checagem definitiva das práticas.

Uma comissão julgadora composta de especialistas na área, como representantes de associações e conselhos e professores de nutrição e economia, acompanha e delibera sobre todo o processo.

Desse trabalho sai a lista dos municípios premiados em suas respectivas categorias. É importante ressaltar que as prefeituras selecionadas, ainda que premiadas em uma categoria específica, cumprem todos os requisitos necessários de uma boa administração.

A última etapa é a cerimônia de premiação, realizada anualmente em Brasília, com a presença de empresários, ministros de Estado, do presidente da República e da primeira-dama e presidente de honra da Ação Fome Zero.

Fonte: Jornal O Mossoroense



0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário