Criação do fundo nacional de combate ao câncer é proposta por Fábio Faria

Recursos para o financiamento de pesquisas e tratamento de pacientes do câncer. A proposta do deputado federal Fábio Faria (PMN) é a instituição do Fundo Nacional de Combate ao Câncer (FNCC) destinado a apoiar os programas de trabalho relacionados ao combate do câncer infantil, infanto-juvenil e adulto desenvolvidos pelo Ministério da Saúde. Os recursos serão provenientes do Orçamento Geral da União e créditos adicionais e também do Fundo Especial da Loteria Federal que, conforme o projeto, destinará 0,5% para o Fundo Nacional de Combate ao Câncer.

“Estes recursos vão permitir o tratamento de muitos pacientes de câncer, que tem custo altíssimo, e ainda viabilizar pesquisas científicas e contribuir para as Fundações de Combate ao Câncer e entidades hospitalares de combate ao câncer sem fins econômicos”, explica Fábio Faria, que lidera o PMN na Câmara dos Deputados e coordena a bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional.

O deputado lembra os resultados positivos obtidos através das pesquisas realizadas nos países desenvolvidos no combate a essa doença tão avassaladora e implacável que acomete o ser humano sem distinção de sexo e idade. Ele argumenta que são necessários recursos diretos voltados às pesquisas e tratamento do câncer no Brasil, que hoje conta mais com investimentos de instituições não-governamentais e doações particulares. Um trabalho importante, frisa, mas insuficiente para conter essa desastrosa doença para a nossa sociedade.

“É necessário então investimentos vultosos para que tenhamos condições de dar aos brasileiros diagnosticados com esta doença, esperança de cura real e isso apenas ocorrerá se dermos as condições ao nosso corpo de médicos-cientistas”, completa.

Fábio Faria lembra que, com o passar dos anos, as pesquisas voltadas ao combate do vírus do HIV no mundo têm dado resultados muito promissores, a ponto dos cientistas começarem a estabelecer cronogramas sobre o desenvolvimento de uma vacina imunizadora contra o HIV, num futuro próximo. No entanto, o câncer tem matado mais pessoas no Brasil do que a AIDS, o que se deve ao fato da existência dos coquetéis de remédios inibidores dos efeitos desastrosos do HIV no sistema imunológico do ser humano.

“Minha proposta é que esses investimentos realizados com tanto sucesso no caso do combate à Aids, que deve ser ininterrupto, sejam realizados também para o combate ao câncer”, reafirma Fábio Faria ao destacar a importância da prevenção e da detecção precoce.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário