Atleta potiguar disputa Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística

A partir de hoje, a atleta potiguar Ana Cláudia Silva participa da última competição oficial de ginástica artística do ano. Ela representará o Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro da modalidade, que será disputado em Porto Alegre-RS, até domingo. Mesmo acostumada a competições internacionais, incluindo até as Olimpíadas, Ana sabe que o Campeonato Brasileiro é um evento importante, pois é neste evento que a comissão técnica da seleção nacional analisa as atletas através das disputas entre elas. Este ano, ginastas renomadas como Jade Barbosa e Daniele Hipólito perderam espaço na seleção, daí essas atletas procuram se recuperar competindo contra outras selecionáveis.

"É no Campeonato Brasileiro que se define muita coisa. A comissão técnica vê quem são as atletas que merecem representar o país na temporada seguinte, pois é o único torneio onde todas as ginastas da seleção se enfrentam. Quem perdeu espaço tenta se recuperar nesta competição e quem está representando o país procura manter-se no topo", comentou Ana Cláudia Silva. A atleta sabe que a responsabilidade para ela vencer a competição nacional é grande, pois foi a potiguar quem conseguiu o melhor resultado da seleção brasileira de ginástica artística neste ano. Ela ficou em segundo lugar em uma etapa da Copa do Mundo, no mês de abril. Daí, todas as atletas buscarão notas melhores do que a dela.

"A responsabilidade para mim é grande, pois venho de duas finais olímpicas e ainda fiz uma boa participação na Copa do Mundo. Além disso, conquistei quatro medalhas no Sul-Americano logo que voltei. É uma responsabilidade que adquiri por causa da minha experiência. Mesmo assim, não me sinto favorita, pois o nível das atletas brasileiras é equiparado", ressaltou. Algo que motiva bastante a atleta olímpica no Campeonato Brasileiro é o fato de haver uma maior referência aos estados que cada ginasta nasceu nesta competição, pois ela é habituada a ser lembrada por ser brasileira, já que disputa vários eventos internacionais, e neste campeonato a referência é ‘a atleta potiguar Ana Cláudia Silva’, quando sobe ao pódio. Ela, porém, sabe que ainda não é tão reconhecida no Rio Grande do Norte.

Mesmo tendo saído de Natal muito cedo, Ana diz que tem uma ligação muito forte com a cidade. “O sangue potiguar corre nas minhas veias e tenho muito orgulho de ser uma das atletas que fazem o Rio Grande do Norte ser divulgado, assim como é o Gleison Tibau, o Vicente Lenílson e tantos outros. Infelizmente, os atletas de ponta têm que sair para serem reconhecidos, pois os investimentos para o esporte são escassos no meu Estado. Eu mesmo sou um exemplo vivo desse descaso, pois tive que sair de Natal para crescer no esporte e também nunca recebi um patrocínio de uma empresa potiguar. Para competir em eventos importantes no mundo inteiro, minhas economias são bem apertadas", declarou.

Apesar de não conseguir atrair investidores locais, ela lembra que o retorno que proporcionaria aos patrocinadores seria muito grande "Os eventos que participo são transmitidos em emissoras do mundo inteiro e o retorno seria muito grande para os patrocinadores, tentei mostrar isso para alguns empresários do Rio Grande do Norte, mas até agora não tive muito sucesso. O pessoal ainda não abraçou os esportes olímpicos", lamentou Ana Cláudia Silva, lembrando que a única ocasião em que foi reconhecida no Rio Grande do Norte foi no ano passado, quando recebeu uma homenagem da governadora do Estado, após participar de duas finais dos Jogos Olímpicos.

(Fonte: Carlos Guerra Júnior - Assessoria de Imprensa).

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário