Pesquisa revela que 14% da população brasileira não têm dentes

Realizada com dados colhidos em 2004, uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que 14,4% dos brasileiros não possuem dentes. Renda, fumo e percepção de saúde foram os principais causadores deste resultado.

Segundo a pesquisa da Fiocruz, os números aumentam ainda mais quando ligados às mulheres de baixa renda com mais de 50 anos - a porcentagem entre elas cresce para 55,9%.

"Os números são graves e vêm de uma história de pouco cuidado com os dentes. Só recentemente foi chamada atenção para saúde bucal, que passou a fazer parte da assistência pública, mas o processo ainda é muito precário", avaliou Célia Landmann Szwarcwald, coordenadora da pesquisa.

Esse estudo também levantou as principais causas para esses números. Em primeiro lugar ficou a baixa renda - alguns entrevistados afirmaram preferir extrair seus dentes a tratá-los, porque sempre custa menos.

O fumo apareceu como mais frequência entre os homens - sobretudo as classes mais pobres. Nessas características, 33% dos homens a partir de 35 anos, já os jovens apareceram com menor intensidade, em ambos os sexos, podendo indicar uma diminuição no hábito de fumar nos brasileiros.

Além disso, a percepção de saúde entre os homens foi melhor que a das mulheres, eles atingiram 60%, enquanto elas representam 47%. De acordo com a coordenadora, isso acontece por que os homens são mais resistentes à dor, enquanto as mulheres vão muito mais ao médico.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário