Segunda etapa do dia ‘D’ da vacinação contra a rubéola acontece Sábado

Com o slogan "Brasil Livre da Rubéola", será realizado sábado, 30 de agosto, em todo o País, o II Dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola.

A Campanha Nacional de Vacinação de Eliminação da Rubéola para ambos os sexos entre 12 e 39 anos, que teve início dia 9 deste mês, segue até 12 de setembro nas unidades de saúde de Pau dos Ferros.

A imunização contra rubéola para homens e mulheres é feita com as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para pessoas entre 12 e 19 anos e dupla viral (sarampo e rubéola) para a faixa etária entre 20 e 39 anos.

Nos últimos dois anos, o Brasil vem registrando surto da doença de forma dispersa em todo o País, colocando em risco a população não-vacinada, em especial as grávidas e seus filhos. O foco da campanha neste ano são os homens, já que em anos anteriores essa população ficou descoberta.

A rubéola é uma doença causada por vírus, transmitida por via respiratória. O vírus, geralmente, não ataca com muita força, podendo muitas vezes passar despercebido. Entretanto, essa característica torna a doença de difícil diagnóstico.

A SMS recomenda as pessoas que ainda não foram imunizadas a procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência. A vacina é aplicada no braço por via subcutânea. Os efeitos secundários à vacinação são pouco freqüentes, leves e desaparecem em poucos dias.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário