Pau dos Ferros realiza Dia D para combate á Dengue

O evento contara com varias apresentações artísticas, além da participação de dezenas de alunos e da população.


A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nessa sexta-feira, dia 06 de junho, o Dia D de Combate à Dengue. Durante toda a manhã, a Praça da Matriz da cidade ficará repleta de crianças e cidadãos que vão participar da mobilização.

A caminhada sairá da sede da Secretaria Municipal de Saúde e percorrerá várias ruas, finalizando os trabalhos na Praça da Matriz no centro da cidade, onde acontecerá a distribuição de panfletos e a realização de palestras e a apresentação de uma peça teatral realizada por um grupo de teatro formado pelos Agentes de Saúde da cidade.

O evento contara com a participação de alunos das escolas Governador Tarcisio Maia, 4 de setembro, Severino Bezerra e da população em geral que vai às ruas mostrarem que não será um simples mosquito que vai nocautear a saúde das pessoas. O prefeito Leonardo Rego também prestigiara a caminhada.

A Gerente de Planejamento e Promoção a Saúde, Josilene Hostio Pinto, afirma que o Dia D marca um momento crucial de prevenção. “Nesta época, as chuvas são freqüentes, o que favorece a proliferação do mosquito. O combate deve se tornar um hábito diário em nossas casas e que só com a colaboração de todos é que conseguiremos manter o controle. O dia D tem a função de, mais uma vez, alertar para a necessidade de se eliminar qualquer tipo de recipiente que acumule água parada”, comentou Josilene Hóstio.

Diante do aumento significativo de casos da doença no Estado e do aparecimento de focos do mosquito transmissor, a Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros tem intensificado ações de prevenção à dengue. Para Josilene Hostio a dengue se combate todo dia e sem o apoio a ajuda da população nossos Agentes de Saúde não podem fazer muita coisa.

Através do Programa “Prefeitura nos Bairros” varias palestras sobre formas de prevenção da dengue foram realizadas junto à população. Agentes de Saúde também já estão distribuindo folders e cartazes em todo o município com orientações a população para que colaborem com o trabalho de combate aos focos dos mosquitos.

"Não precisa ser Dia D para as pessoas lembrarem que têm responsabilidade de não deixar acumular lixo, seja orgânico ou reciclável, pois em alguns bairros o caminhão e os garis fazem a coleta até duas vezes por semana", aponta Josilene Hostio, que segundo ela as pessoas não devem esperar pela visita de um agente da dengue para só então tomar a iniciativa de manter limpos quintais e jardins, evitando assim locais propícios para procriação do mosquito. "Cada um tem que ter consciência e responsabilidade e fazer sua parte para combater a dengue", reforça.



Os Agentes de Saúde tem intensificado trabalho em todos os bairros e comunidades


0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário