Artesão transforma o cantor Felipão em boneco

O cantor Felipão está entre as celebridades de Fortaleza (CE) que foram premiadas com uma réplica em miniatura feita pelo artista plástico Paullo Morais
(sim, com dois “eles”). O jovem rapaz está ganhando notoriedade na capital cearense pela sua habilidade em criar bonecos feitos com massa de porcelana fria – conhecida popularmente como “massa de biscuí”.

Em uma recente viajem a cidade de fortaleza eu tive a oportunidade de ver de perto a réplica em miniatura do cantor Felipão, por isso, posso realmente afirmar que o boneco ficou super parecido com o cantor.

O blogueiro segurando o boneco que o artista Paullo Morais fez exclusivamente para Felipão

Paullo Morais trabalha em uma loja de artesanato de Fortaleza, mas o negócio com os bonecos de biscuit ele desenvolveu paralelamente há seis anos, depois que acompanhou no programa "Mais Você", de Ana Maria Braga, uma reportagem que ensinava como fazer artesanato com a massinha de biscuit.

Paullo Morais e o boneco que fez de si próprio (Foto: Arquivo pessoal)

No começo, ele desenvolvia peças pequenas como ímãs de geladeira, enfeites para tampas de potes de vidro e lembrancinhas. Com o tempo, foi aperfeiçoando as técnicas de modelagem e a composição da massa. O desafio era conseguir uma massa boa, que não quebrasse e nem ganhasse mofo com o tempo. Depois, passou a se dedicar aos detalhes dos bonecos, principalmente as expressões dos olhos e da boca.

Ele nunca fez nenhum curso prático. Desenvolveu a técnica seguindo a própria intuição. Em 2003, ele fez uma apresentação em uma emissora de tevê local e presenteou a apresentadora com uma réplica perfeita e desde então passou a receber muitas encomendas de clientes e de artistas de Fortaleza. Já fez mais de 500 bonecos e sempre se emociona quando ver a alegria de quem recebe a sua miniatura.

Os bonecos têm 20 centímetros de altura. Custam em média R$ 30 e consomem uma hora de trabalho do artesão. Paullo Morais terá agora assessoria de uma empresária para desenvolver ainda mais o seu negócio. Os artistas agradecem.


As celebridades de Fortaleza (o apresentador de TV Ilam Gurgel, o cantor Felipão e a empresária Alessandra Pires) e seus bonecos personalizados (Fotos: Arquivo pessoal)

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário