Dia Nacional do combate ao Glaucoma

Próxima segunda-feira o dia será dedicado ao combate ao glaucoma que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma doença que danifica o nervo óptico e é responsável por 13% da causa de cegueira derivada de enfermidades em todo o mundo. Ocasionada por uma alteração na produção e/ou na drenagem do líquido que se localiza no interior de nossos olhos, denominado humor aquoso, o que faz aumentar a pressão no olho e danifica inicialmente o nervo óptico, podendo levar à cegueira.

A doença chega a atingir até 1,5% da população do RN.

O diagnóstico precoce deve ser feito a partir de dois exames: fundoscopia (exame do nervo ótico) e tonometria (avaliação da pressão ocular).

NÚMEROS

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intra-ocular, geralmente devido a um bloqueio do fluído no interior do olho. Com o tempo, isso causa dano ao nervo óptico e, se não for devidamente tratado, leva à perda gradual e irreversível da visão. A doença, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de cegueira irreversível, atinge cerca de 65 milhões de pessoas em todo o mundo - cerca de 3 milhões só nos Estados Unidos. No Brasil, além dos 900 mil portadores, estima-se que existam outras 900 mil pessoas ainda sem diagnóstico.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário