Coleção Mossoroense lança site e projeto de acervo virtual

A Coleção Mossoroense, editora mantida pela Fundação VINGT-UN Rosado, lançará na sexta-feira, próximo dia 16, às 19 horas, na Biblioteca Ney Pontes Duarte, o Acervo Virtual Oswaldo Lamartine de Faria.

O projeto é uma parceira com o Banco do Nordeste e pretende resgatar grande parte das obras da Coleção destinadas aos estudos sobre a seca e o nordeste brasileiro.

Nesta primeira fase, 30 obras foram pré-selecionadas para serem digitalizadas e disponibilizadas no novo site da editora (www.colecaomossoroense.org.br) que será apresentado ao público durante o evento.

O filho do sertanista Oswaldo Lamartine, Cassiano Oswaldo Aranha Lamartine fará uma explanação sobre a importância do trabalho realizado pelo seu pai e sobre a homenagem encampada pelo BNB e pela Coleção Mossoroense.

O Projeto

A "Coleção Mossoroense" detém o maior acervo bibliográfico sobre estudos das secas no nordeste do Brasil com mais de 900 obras publicadas.

O BNB, através do ETENE – Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste firmou convênio na ordem de R$ 75 mil para recuperação e preservação de parte deste material que se encontra na iminência de desaparecimento.

Os recursos possibilitaram a aquisição de equipamentos e a contratação de serviços que possibilitarão recuperar 30 obras de grande valor científico, além de homenagear a memória do sertanista brasileiro, pesquisador e ensaísta, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), Oswaldo Lamartine de Faria.

Estas obras formarão um banco de dados de estudos nordestinos que será disponibilizado no site da Coleção Mossoroense (www.colecaomossoroense.org.br), em formato de arquivo PDF.

O superintendente estadual do BNB, José Maria Vilar, afirma que "tendo em vista a importância científica destas obras, qualquer esforço no sentido de recuperá-las e preservá-las é uma importante contribuição para com a ciência regional brasileira. Para o Banco do Nordeste é uma grande satisfação ser parceiro desta iniciativa".

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário