Católicos celebram o corpo de Cristo

A festa de Corpus Christi é uma das mais comemoradas pelo catolicismo e representa a confirmação que Cristo deu à sua vida pela salvação da humanidade e que Ele está presente até hoje no meio dos fiéis. Esta é uma festa em honra ao Corpo de Cristo.

A data foi adotada na Igreja Católica para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, através da mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue, onde a hóstia torna-se literalmente em Carne do Senhor Jesus, conforme consta nas escrituras sagradas.

De acordo com a doutrina católica, as comemorações ao Dia do Corpo e Sangue de Cristo tiveram início no século XIII, com o objetivo de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A festa mundial de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV com a Bula 'Transiturus' de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, comemorada no domingo depois de Pentecostes.

Durante o Concílio de Trento (1545-1563), devido ao abalo no catolicismo por causa dos protestantes, que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia, o decreto da instituição da festa de Corpus Christi foi fortalecido. Desse modo, o clero começou a realizar a "Procissão Eucarística" pelas ruas da cidade, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.

A partir de então, surgiu o costume dos católicos realizarem uma procissão em homenagem ao Corpo de Cristo. E este costume é mantido até hoje em vários países pelos fiéis do catolicismo.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos da Igreja Católica e de acordo com os fiéis, ela foi instituída pelo próprio Jesus durante a Última Ceia, quando Cristo disse aos seus discípulos:'Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim'.

Fonte: ADRIANA MORAIS - JORNAL O MOSSOROENSE
adriana.morais20@hotmail.com


1 comentário:

  1. If im in the situation of the owner of this blog. I dont know how to post this kind of topic. he has a nice idea.

    ResponderEliminar