Paracetamol consumido com freqüência pode fazer mal à saúde afetando o fígado

Neste período chuvoso é comum o surgimento de doenças como virose e dengue. Como os sintomas destas duas doenças são parecidos, quando a pessoa tem febre e quer amenizá-la recorre ao paracetamol, uma vez que este remédio não é contra-indicado em casos de dengue.

No entanto, o consumo exagerado deste medicamento pode causar danos à saúde. O paracetamol tem a função de controlar a febre e dores no corpo e é o remédio mais indicado em caso de suspeita de dengue. Entretanto, os remédios que contêm paracetamol quando se abusa no consumo, ao invés de proporcionar benefício, podem trazer complicações, pois como este medicamento tem conseqüências no fígado, a pessoa pode apresentar problemas hepáticos devido ao uso em excesso.

Especialistas recomendam que no caso de dengue ou virose e o paciente apresentar febre, o ideal é que o infectado suporte o quanto puder. Pois quanto mais febre tiver, significa que mais ele está se defendendo do vírus.

Caso não seja possível agüentar a febre sem tomar um remédio, o aconselhável é que seja ingerido somente um comprimido ou poucas gotas. Além disso, é recomendado que o paciente espere um grande intervalo de tempo entre uma dosagem e outra. Obviamente, a melhor opção é procurar um médico para saber a dosagem adequada.

(Fonte: Jornal O Mossoroense)

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário