Utilize a inteligência emocional como seu diferencial



Por Edivan Silva


Neste mundo corporativo, em que a pressão é cada vez maior, o profissional moderno precisa fazer algo para se manter motivado, como deixar de lado a supervalorização dos problemas e das dificuldades, expandir a consciência do significado de seu trabalho e acreditar que pode e deve contribuir para renovar o mundo.


Para se manter motivado é preciso uma dedicação maior, querer ir sempre além, fazer o diferencial em suas ações e quebrar rotinas. Os tipos de motivação que a pessoa pode desenvolver para ser mais feliz em sua profissão são: buscar conhecer-se, investir no desenvolvimento da auto-estima e optar por desafios que lhe rendam crescimento dentro de sua área de atuação.


Todos nós somos movidos por dois tipos de motivação: a pessoal e a profissional. O ideal é encontrar o equilíbrio. Pergunte-se: “qual é o meu motor?” “O que me move?” “O que me faz seguir adiante e lutar pelas minhas conquistas?” O correto é transformar o trabalho em mola propulsora, energia, dinamismo e entusiasmo.


Para encontrar um equilíbrio emocional e se relacionar melhor com os colegas de trabalho, patrão e clientes é preciso obter autoridade técnica, ou seja, ter pleno domínio de suas atividades, desenvolver habilidades de lidar com o contraditório tendo como princípio o respeito ao outro e reconhecer as próprias forças e fraquezas. Para alcançar o equilíbrio entre funcionários, gestores e clientes é necessário rever seus valores, ser coerente com o plano profissional e com a realização pessoal, criar um ambiente agradável à sua volta, cultivar ótimas relações humanas na comunidade e esquecer o individualismo.


A inteligência emocional pode ajudar o profissional a ser mais seguro com as novas exigências do mercado globalizado. Para isso, é preciso considerar que somos seres emocionais com forte inclinação para ceder aos ditames dos sentimentos. Qualquer pessoa que desenvolva a inteligência emocional terá melhores condições de sucesso, onde quer que esteja agindo localmente ou interagindo com o ambiente globalizado. É necessário elevar a auto-estima e reavaliar as crenças e valores, aprender a amar a si para poder amar aos outros e à vida.


Aconselho que o profissional trabalhe com mais equilíbrio e determinação para superar os obstáculos do dia-a-dia, não permitindo que tristezas contaminem toda a sua vida. Cultive a motivação, tenha foco e vontade de vencer! Identifique o que o faz feliz e se for algo que realmente entusiasma e anima, então não desista.


Planeje-se e não adie as coisas difíceis; tome iniciativa e aja agora mesmo. Vá em frente e assuma as conseqüências dos seus atos, encare a realidade e supere os obstáculos. Desenvolva competências como a habilidade de negociação e faça uso da acabativa – concluindo o que iniciou, sem deixar as coisas pela metade.


Edivan Silva é escritor, palestrante e conferencista. Formado em Economia e cursando Gestão em Marketing É palestrante nas áreas de Marketing, Motivação, Atitude, Atendimento e Vendas. Autor do livro "O Poder da Iniciativa".E-mail: edivansilva@interjato.com.br

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