Antes da academia é preciso consultar médico e fazer “check-up”


Para manter a saúde e uma boa forma é fundamental praticar alguma atividade física regularmente. Entretanto, antes de entrar numa academia é preciso primeiramente entrar no consultório médico para fazer um ‘check-up’, a fim de garantir que o exercício não traga resultados diferentes do esperado.

É bastante perigoso iniciar qualquer atividade física sem antes fazer exames médicos que avaliem seu real estado de saúde.
Segundo os especialistas sa a pessoa não sabe que tem um problema de coração, por exemplo, e vai fazer um exercício forçado, ao invés de fazer bem a prática poderá ser prejudicial.

Atualmente as próprias academias estão exigindo um exame clínico antes de efetuar a matrícula. Geralmente quando a pessoa entra numa academia, eles pedem logo um exame, pois é uma segurança tanto para a empresa quanto para o aluno.

Geralmente os exames exigidos para poder fazer uma atividade física são um biométrico e um cardiovascular, geralmente utilizando a esteira. Até mesmo em atividades mais leves, como a caminhada, é fundamental fazer todos os exames para se ter certeza da condição física e assim o exercício proporcionar o efeito desejado.

Uma pessoa que começa a fazer exercício e não sabe como está sua saúde ou passa dos seus limites pode sofrer vários prejuízos, como ataques cardíacos que podem levar até a morte. Por isso é de suma importância o acompanhamento de um profissional em qualquer atividade física.

1 comentário:

  1. Vim pesquisar sobre isso, e foi muito útil o seu post!
    ;)

    ResponderEliminar