Depressão: uma doença que tem cura

Tristeza, choro, ansiedade, desânimo e falta de interesse são apenas alguns dos sintomas da doença que chega a atingir cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil. A depressão, de acordo com a psiquiatria, é considerada um transtorno mental que acomete as pessoas no seu lado emocional e afetivo. Segundo os especialistas, a doença acomete a parte interna do cérebro, causando distúrbios no funcionamento metabólico do órgão.

Pesquisas em laboratório verificaram que existem substâncias no cérebro humano que regulam as funções emocionais, conhecidas como "neurotransmissores". Até agora, foram identificadas apenas quatro delas, mas acredita-se que existem várias outras. A dopamina, a noradrenalina, a serotonina e a GABA são as substâncias responsáveis pelas nossas sensações mais comuns.

De acordo com os especialistas, a quantidade dessas substâncias no organismo é identificada através de dosagem. As descobertas revelaram que a pessoa com depressão apresenta baixo nível de serotonina. No entanto, ainda não se sabe o porquê.
SINTOMAS
Uma pessoa deprimida passa a maior parte do dia desanimada, sem prazer ou interesse aparente por atividades antes apreciadas. Apresenta sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Nessa ocasião, podem surgir também pensamentos de suicídio.
A psiquiatria afirma que esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que se possa dizer que o paciente está deprimido.

1 comentário:

  1. eu tenho depressao a 8 meses tomo remedio mais me sinto totalmente deprimida sentimento ruim estressada angustiada com desespero e vontade de morrer choro todo dia e sofro minha familia nw entende que to doente e me juga...depressao tem cura

    ResponderEliminar