Censo Escolar 2007

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na última quarta-feira o resultado final do Censo Escolar da Educação Básica 2007. A pesquisa mostra que, no Brasil, estão matriculados 52.969.456 estudantes na Educação Básica.

Já no Rio Grande do Norte, houve um total de 975 mil, sendo 359 mil em escolas públicas estaduais e mais de 142 mil em escolas privadas. As redes municipais abrigam a maior parte dos alunos, com aproximadamente 468 mil matriculados.

Esses e outros dados foram obtidos por meio do Censo Escolar que, em 2007, utilizou o sistema Educacenso, que pede informações mais detalhadas sobre a escola, cada um de seus alunos e professores, além da turma em que eles estão. O sistema trouxe ainda uma série de inovações, entre elas a individualização de informações e a coleta dos dados pela Internet. Agora, é possível saber, por exemplo, nome completo, endereço, cor/raça, nome dos pais, data de nascimento, entre outros.

Em relação a 2006, houve uma queda de cerca de três milhões de matrículas na educação básica (redes pública e privada). Esse resultado indica que o Ministério da Educação poderá aplicar de maneira mais eficiente os recursos que serão distribuídos às escolas públicas em virtude desses alunos excedentes. Agora, dos R$ 10 bilhões que o governo federal investe na educação básica, cerca de R$ 400 milhões serão redistribuídos a partir desses dados.

Todos os recursos investidos pelo MEC têm a matrícula como fundamento. No Educacenso, a unidade básica deixa de ser a escola e passa a ser o aluno. Com isso, o MEC melhora o levantamento e a segurança dos dados e distribui os recursos com base nos alunos que efetivamente estão na escola.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário