Reféns da violência

Assaltos, furtos, latrocínios, homicídios. A violência sempre acompanhou o ser humano, mas nos últimos tempos a sensação de insegurança está mais intensa e acompanha os cidadãos nas ruas e dentro de suas próprias casas. Essa rotina tem efeito direto no cotidiano de toda a população: medo.
Alarmes, carros blindados, contratação de seguranças, muros altos e afixados com cercas elétricas são meios usados por quem tem um considerável poder aquisitivo para se proteger. Porém, para a maioria da população brasileira, inclusive a mossoroense, esses são "artigos de luxo". A prática da violência está presente em qualquer classe social. É nas ruas da cidade que ricos e pobres se igualam no sentimento de medo.
Entre as conseqüências na saúde mental para as vítimas do medo e ainda mais no caso das que sofreram uma violência real estão: amnésia momentânea, desestruturação familiar, depressão, fobia social, transtorno do pânico, perda da confiança em si mesmo e nos outros, entre outros.
Há um ciclo de emoções para os que sofreram alguma situação de violência. Ele é realizado a partir do susto e segue com a negação, a revolta, a aceitação e no caso dos que perderam alguém especial esse ciclo termina com o sentimento de saudade.
(Fonte: Jornal O Mossoroense)

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário