Você sabia que existe vírus de celular?

No mundo de hoje, junto com os avanços tecnológicos aparecem as conhecidas "pragas" da tecnologia. Uma delas é o vírus. O computador geralmente é o principal alvo desses infindáveis programas nocivos que infestam o aparelho roubando senhas e danificando a funcionalidade do sistema. Não bastava isso, o celular também já pode ser alvo desses organismos malignos.

Um vírus de celular pode se propagar de telefone para telefone através da tecnologia ‘bluetooth’ (comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos a pequenas distâncias) ou da tecnologia MMS (Multimedia Message Service), que serve para enviar mensagens de texto com imagens.

A infecção se dá quando o usuário recebe uma mensagem que diz que seu telefone está prestes a receber um arquivo. Ao permitir que o arquivo infectado seja recebido, instalado e executado em seu aparelho, o vírus, então, continua o processo de propagação para outros telefones, através de uma das tecnologias mencionadas anteriormente.

A diferença do vírus de celular para os tradicionais é que eles não inserem cópias de si mesmos em outros arquivos armazenados no telefone celular, mas podem ser especificamente projetados para sobrescrever arquivos de aplicativos ou do sistema operacional instalado no aparelho.

Um dos episódios mais famosos supostamente envolvendo vírus de celulares foi o ocorrido há alguns anos com a milionária Paris Hilton, cuja lista de contatos de gente famosíssima que estava guardada em seu celular foi parar em domínio público via Internet. A causa: um hacker furou o bloqueio da T-Mobile e roubou as informações do servidor da empresa, que armazenava certos tipos de informação para o caso de o celular do cliente travar.

Alguns fabricantes de antivírus já têm disponibilizado versões para diversos modelos de telefones celulares.

O que um vírus pode fazer com o seu celular

- Destruir/sobrescrever arquivos;

- Remover contatos da agenda;

- Efetuar ligações telefônicas;

- Drenar a carga da bateria;

- Propagar para outros telefones.

Saiba como se prevenir

- Manter o bluetooth do seu aparelho desabilitado e somente habilite-o quando for necessário;

- Não permitir o recebimento de arquivos desconhecidos enviados;

- Em caso de comprar celular usado, o melhor é restaurar as opções de fábrica (em muitos aparelhos esta opção aparece como "Restaurar Configuração de Fábrica" ou "Restaurar Configuração Original") e configure-o.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário