Ministério da Educação disponibiliza gabarito do Enem

da Folha Online

A realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acabou às 18h deste domingo (horário de Brasília). A estimativa do Ministério da Educação é de que 3,5 milhões de estudantes participassem do exame. O balanço dos participantes ainda não foi divulgado.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) deve divulgar o gabarito da prova em seu site www.inep.gov.br/enem.

No entanto, os estudantes já podem acompanhar a resolução comentada por professores de alguns cursos pré-vestibular.

No site do Curso Objetivo os candidatos já podem conferir os comentários dos professores e a resolução das questões.

Outra opção é o Curso Anglo, que também oferece a resolução ao vivo das questões com professores a partir das 19h.

Nos sites dos dois cursinhos os estudantes encontram a opção de acompanhar as resoluções comentadas pela TV web.

Na segunda quinzena de novembro, os candidatos receberão o boletim com os resultados pelo correio. Eles também poderão consultá-lo pela internet.

As inscrições para o exame foram encerradas em junho. De acordo com o Inep, cerca de 500 instituições de ensino superior aceitam o uso de notas do Enem em seus processos seletivos.

Entre elas estão a USP, a PUC-SP, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O resultado do exame é também um dos critérios utilizados para habilitar os candidatos a se inscreverem no Prouni (Programa Universidade Para Todos), que dá bolsas em universidades particulares para estudantes carentes.

A inscrição no programa requer nota mínima no Enem de 45 pontos, em uma escala de zero a cem, considerando a redação e as questões de múltipla escolha. O Prouni só aceita inscrições de candidatos que tenham participado da edição mais recente do exame.

O Enem foi aplicado pela primeira vez em 1998, com 157 mil inscritos. Em 2006, houve 3,7 milhões de inscritos, contra os 3,5 milhões deste ano. De acordo com o coordenador nacional do Enem, Dorivan Ferreira Gomes, a redução ocorreu entre quem está no terceiro ano do ensino médio. Já o número dos que já concluíram aumentou.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário