Fique por Dentro

Confira algumas notas públicadas na coluna de Flaubert Torquato - colunista do Jornal Resenha Alto Oeste - edição 29 do dia 30 de abril!

Campus da Ufersa I

Foi extremamente profícua a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Pau dos Ferros convocada para tratar do tema da instalação do Campus da Ufersa no município. Sucesso de público, a reunião, com certeza, alcançou seu objetivo. Depois das palavras proferidas pelo Magnífico Reitor, prof. Josivam Barbosa de Menezes, não restaram dúvidas: o anseio da instituição é que o Campus seja instalado em Pau dos Ferros. Para o bom entendedor não existe esta disputa tão propagada pela imprensa mossoroense acerca do local aonde a Ufersa fará seus investimentos. A questão já está decidida. Segundo o Reitor, o projeto a ser enviado ao MEC já trará explícito o desejo de ser Pau dos Ferros o município a receber o primeiro Campus da Universidade do Semi-árido. Prego batido, ponta virada.

Campus da Ufersa II
As diversas autoridades, e o público presente à audiência, que se pronunciaram proferiram discursos de excelente qualidade, demonstrando maturidade política, espírito público e visão de ação coletiva em se tratando de obter melhorias para o município e a região. Não restam dúvidas que muito ainda há o que fazer. Como destacou o prof. Josivam aquele momento foi primeiro de muitos que virão. A Ufersa já fez a sua parte. Agora é conosco.

Cefet I
Na mesma audiência, o prefeito Leonardo Rego anunciou uma outra excelente notícia. Comunicou que a prefeitura já foi notificado pelo Ministério de Educação de que Pau dos Ferros será uma das 150 cidades-pólo do país que receberão novas unidades de educação profissional e tecnológica (CEFET). A ação faz parte da segunda fase do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. Um total de R$ 500 milhões serão investidos por ano para manutenção e implantação do quadro de pessoal das escolas. Até o dia 02 de julho, o MEC vai receber propostas dos municípios para definir a ordem de implantação das unidades. Após análise, será gerado um ranking com as pontuações de cada município. A implantação imediata dependerá da qualidade do projeto a ser apresentado pela prefeitura ao MEC.

Cefet II
Para o MEC, a instalação de uma unidade do CEFET em Pau dos Ferros se deu com o propósito de aproveitar os potenciais de desenvolvimento da região e a proximidade com os Arranjos Produtivos Locais (APL). A ação pretende reduzir a saída dos alunos em direção aos centros urbanos e aproveitar parcerias e infra-estrutura existentes. Cada cidade-pólo selecionada abrange, em média, um raio de 50 quilômetros. O potencial de crescimento é avaliado regionalmente, sendo a cidade-pólo a referência de um conjunto de municípios – mesorregiões.

Fátima Bezerra
Ao comemorar esta conquista, a instalação de uma unidade do Cefet, o município de Pau dos Ferros não poderia deixar de agradecer a generosidade da Deputada Federal Fátima Bezerra (PT). A parlamentar desempenhou um papel fundamental nesse processo. Foi através de uma proposição de sua autoria que Pau dos Ferros pôde situar-se entre os municípios contemplados. Como destacou o prefeito Leonardo Rêgo, deve-se muito a abnegação e influência da deputada essa vitória alcançada.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário