Perigos para quem não fuma, mas está sempre com fumantes


A fumaça do cigarro é constituída por uma mistura heterogênea da qual fazem parte a nicotina e o monóxido de carbono (CO) que são as principais substâncias químicas responsáveis pelos efeitos do fumo nos tecidos periodontais. Se algum dia o seu médico lhe perguntar quantos cigarros você fuma por dia, peça um tempo para contar. Isso mesmo. Contar os amigos fumantes que estão sempre ao seu redor, pois segundo estudos, o risco de quem não fuma é praticamente o mesmo de quem faz uso de um "branquinho". Vários são os seguimentos da medicina que se preocupam com o estado de saúde dos fumantes, como também com os que fumam por correspondência. Todos eles têm exemplos de pessoas que já sofreram algum problema por conta do cigarro.

Uma pesquisa realizada em laboratórios dos Estados Unidos concluiu que os índices de mortalidade são 70% maiores entre os coronarianos que fumam em relação aos que não o fazem, passando por 80% de causa das bronquites e 90% dos enfisemas. Apontam também que os patrões deixam escapar US$ 26 bilhões em perda de produtividade ao ano. No Brasil, estima-se, anualmente, a morte precoce de 80 mil pessoas em virtude do tabagismo, número esse que vem aumentando ano a ano. Em outras palavras, cerca de 10 brasileiros morrem por hora por causa do cigarro, sendo o câncer a principal causa de morte.

Para o cardiologista potiguar Giuliano Diógenes, o tabagista vive muito menos que uma pessoa que não fuma, com um índice que chega aos 70% maior que todas as causas de óbito, inclusive doenças do coração. O filho do dr. Giuliano, Guilherme Diógenes, tem apenas oito anos de idade, mas seguindo os conselhos do pai, nunca fica na presença de pessoas que estão fumando ao seu redor.

O preparador físico Pedrinho Albuquerque já foi um fumante inveterado, mas parou de fumar de uma hora para outra e em que pese ter sentido muitas dificuldades no início, garante que hoje nem ao menos se lembra que um dia foi um viciado. "Quando a gente tem força de vontade, a gente consegue qualquer coisa. Eu disse pra mim mesmo que iria parar e consegui", afirmou.

Como um dos mais conceituados treinadores da região e conhecedor profundo da área de Educação Física, Pedrinho dá alguns conselhos que ajudam a parar de fumar: primeiro, não sentar após as refeições; depois, repousar o suficiente e praticar muitos exercícios de relaxamento. Ele recomenda que é de fundamental importância beber no mínimo de seis a oito copos de água entre as refeições, além de fazer exercícios físicos diariamente. "Se você gosta de um aperitivo, seja ele qual for e isso lhe faz sentir vontade de fumar, evite o álcool", encerrou.

A oftalmologista Janaína Rosa garante que a fumaça do cigarro causa irritação nos olhos e num prazo não muito longo. Segundo ela, se a pessoa estiver em companhia de fumantes em um ambiente fechado, a chance de ela contrair uma irritação é muito grande, talvez na mesma proporção de quem esteja fumando. "Você pode até não perceber no mesmo instante, mas se é à noite, por exemplo, no dia seguinte vai ser inevitável perceber a irritação. Então, o melhor conselho, é ficar longe de quem está fumando", concluiu.

Os não-fumantes terminam prejudicados pelos fumantes

Quem pensa que somente os fumantes são os únicos expostos ao males do cigarro, está totalmente enganado. Os não-fumantes são atingidos da mesma maneira, já que passam à condição de fumantes passivos. Onde quer que exista alguém fumando, são encontradas partículas da fumaça do cigarro, notadamente em locais fechados. Rapidamente, as concentrações das substâncias tóxicas da fumaça excedem os níveis considerados padrões para a qualidade do ar ambiente.

A permanência em um ambiente poluído com nicotina faz com que absorvamos substâncias em concentrações semelhantes às de quem fuma. Tal comprovação é realizada através da medição da cotitina, principal produto da decomposição da nicotina - substância que pode ser encontrada no sangue e na urina dos não-fumantes que moram, convivem ou trabalham com fumantes.

O cigarro é considerado pela Organização Mundial da Saúde - OMS - como o maior agente de poluição doméstica e ambiental, tendo em vista que as pessoas passam 80% de seu tempo diário em locais fechados, tais como os de trabalho, residência e lazer.

Efeitos Causados Pelo Fumo sobre a Saúde

Em curto prazo A médio e longo prazos

· Irritação nos olhos · Redução da capacidade respiratória

· Manifestações nasais · Infecções respiratórias em crianças

· Tosse e cefaléia · Aumento do risco de aterosclerose

· Aumento dos problemas alérgicos e cardíacos · Câncer

· Infarto do miocárdio

Doenças associadas ao uso do cigarro

·

Doenças coronarianas (25%)

Angina e infarto

· Doenças pulmonares obstrutivas crônicas - DPOC (85%)

Bronquite e enfisema

· Câncer em geral (30%)

Pulmão (90%), boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero

· Doenças cerebrovasculares (25%)

Derrame cerebral

· Úlceras digestivas

· Infecções respiratórias variadas

[Fonte - Jornal O Mossoroense]


0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário