Projeto: Um olhar sobre o sertão

ALTO OESTE - Num período que pode se configurar como o da maior seca de toda a história do Nordeste, nem só de dificuldades vive a região.

Em meio ao cenário cinza provocado pelos efeitos da estiagem é possível encontrar imagens que mostram a resistência da natureza às adversidades temporais.

E é com este olhar que a fotógrafa Wagna Cavalcante trabalha num projeto que busca identificar as melhores imagens da região do Alto Oeste, numa coletânea que deverá ser revertida numa mostra regional ainda sem data para estrear.

"Um amigo lançou o desafio e comecei a buscar as imagens. Comecei a descobrir um cenário que as pessoas pouco conhecem na região", destaca a fotógrafa.

As imagens são colhidas em cidades como Portalegre, Martins e Pau dos Ferros e começam a dar formato à mostra que deve estrear no início de 2013.

"A coleta das imagens foi iniciada há um mês. Pretendo selecionar as 10 melhores fotografias que serão transformadas em quadros, que serão apresentados em local a ser definido", destaca a fotógrafa.

Em meio aos registros da fotógrafa pau-ferrense constam imagens diversificadas de animais, da vegetação e até mesmo do sol que castiga o sertanejo, mas proporciona imagens belíssimas aliadas ao relevo de regiões como a serrana.

De forma paralela a composição do material, a fotógrafa da cidade de Pau dos Ferros iniciará a articulação de parceiros para a viabilidade do projeto pioneiro na região.

"Vamos em busca dos parceiros para dar vida a este projeto que está sendo feito com muito carinho e mostrará as belezas da nossa região", conclui a fotógrafa.

Fotógrafa é uma das revelações do segmento no Estado

A paixão por fotografia é antiga, mas a dedicação ao segmento é recente. O que antes se configurava apenas como admiração, acabou se transformando em ofício há cerca de dois anos quando adquiriu sua primeira máquina e iniciou uma série de estudos autodidáticos.

"Sempre gostei de fotos. Desde pequena tinha paixão pela fotografia, então resolvi tentar. Comprei uma máquina, passei a estudar técnicas pela internet e está dando certo. Hoje domino quatro programas de edição, apenas lendo, pesquisando e praticando", destaca Wagna Cavalcante que desponta como uma das grandes revelações da fotografia do interior potiguar.

Segundo a fotógrafa, o início da atividade foi marcado por dificuldades, mas a dedicação aplicada acabou rendendo resultados rápidos que resultaram nos primeiros trabalhos ainda amadores.

"É difícil como em qualquer área que você é anônimo e precisa conquistar espaço. Comecei fotografando as amigas, que foram mostrando paras as outras e assim as pessoas começaram a conhecer meu trabalho", relata.

A boa repercussão garantiu a abertura de mercado e os trabalhos profissionais começaram a aparecer em grande número. São casamentos, ensaios temáticos, books para debutantes e outros trabalhos que se expandem a cada dia por um número maior de municípios da região.

Como forma de aprimorar o profissionalismo da atividade, Wagna Cavalcante investe na estruturação de projetos que devem fortalecer seu nome no ramo da fotografia potiguar.

"Além da mostra fotográfica, vamos inaugurar nosso estúdio e trabalhar com ideias para fortalecer este projeto que só tende a crescer", conclui.

*Fonte: Márcio Costa - Editor-Chefe do Jornal O Mossoroense. 




0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário