Pau dos Ferros inova com produção artesanal de bonecas de pano


bonecas_de_pano_de_pdfAs bonecas de pano não saem de moda. Produzidas com sobras de tecido, são uma das mais representativas peças do artesanato do município de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste, distante 400km de Natal. Agora, o brinquedo está de cara nova.

As peças foram alvo de processo de inovação para reverter a queda nas vendas. Com a intervenção da área de Artesanato do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) as bonecas deixaram de ser simples brinquedos para se tornarem cobiçados objetos de decoração de ambientes infantis.

As peças ganharam formas mais modernas e melhor acabamento ao agregarem outras duas matérias-primas: madeira e vidro. O processo rendeu às artesãs valorização de mais de 80% no produto. "As bonecas ficaram muito mais bonitas. Chamam mais a atenção das pessoas", comemora a artesã Izabel Cristina Rêgo.

Com produção média de 300 peças mensais, as artesãs de Pau dos Ferros pretendem elevar a quantidade produzida e expandir a comercialização das bonecas de pano para diversas cidades do Brasil. Atualmente o produto é enviado principalmente a lojas de Natal e municípios de São Paulo.

De acordo com a analista do escritório do Sebrae em Pau dos Ferros, Lúcia Pereira, o novo conceito desenvolvido tem como um dos principais objetivos manter viva a tradição das bonecas de pano, que enfrentavam processo de desvalorização.

"Observamos que as bonecas estavam sem atrativo e precisávamos adotar medidas para revitalizar a produção e manter a tradição. Agregamos valor sem perder as características e, como resultado, já notamos aumento nas vendas e na produção", relata.

Fonte: Jornal O Mossoroense 

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário