Pesquisa revela que jovens estão trocando consumo de bebidas alcoólicas pelo crack


A facilidade de acesso e o baixo custo do crack estão fazendo com que a droga se alastre pelo país assustadoramente. Pesquisa divulgada semana passada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o crack está substituindo o álcool nos municípios de pequeno porte e áreas rurais. Nos grandes centros, uma pedra de crack custa menos de R$ 5,00.

Pesquisa foi realizada em mais de quatro mil municípios brasileiros, onde 89,4% das pessoas entrevistadas indicaram que enfrentam problemas com a circulação de drogas em seu território e 93,9% com o consumo.

A pesquisa vai mais além e revela que o uso de crack é comum em 90,7% dos municípios, tendo o entorpecente se alastrado por todas as camadas da sociedade. A princípio o crack era consumido apenas por pessoas de baixa renda e ultimamente atingiu todas as classes sociais, a ponto dos jovens trocarem o uso de bebida alcoólica pelo consumo da droga.

O delegado Inácio Rodrigues, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste potiguar, disse que o consumo do crack tem levado muitos jovens e adolescentes à morte, seja de forma lenta, debilitada pelo vício, quanto pela ligação com traficantes ou dívidas contraídas junto ao tráfico.

"Tenho visto muitos jovens se acabarem devido ao consumo de crack. Quando eles não morrem debilitados pelo consumo desenfreado, muitos são assassinados por terem contraído dívidas com traficantes e isso é muito preocupante", destacou o delegado.

Para Inácio Rodrigues, é preciso que os governantes adotem políticas públicas para tratamento dos viciados. "Temos poucas unidades especializadas em recuperação de dependentes químicos. Se os governantes não tomarem medidas urgentes para tratamento dos viciados, muito em breve vamos ter uma sociedade cada vez mais dependente das drogas", concluiu.

Atualmente cidades como Pau dos Ferros, Umarizal, Apodi, Caraúbas, Areia Branca, Mossoró, dentre outras, sofrem com o aumento exagerado de viciados em crack. O grande número de jovens dependentes do consumo da droga tem feito com que ações criminosas, tipo assalto, furtos e assassinatos se propaguem desenfreadamente.

Fonte: Jornal O Mossoroense 

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário