Coluna Gastronomia Sem Frescura! Por Ismaelson Rêgo


Festival de Pau dos Ferros consolida o Oeste como pólo gastronômico

Evento foi montado dentro da Finecap, a feira de empreendedorismo da região.

Fotos: Canindé Soares / Deguste
Escondidinho do Alto Oeste foi uma das estrelas gastronômicas
A região do Alto Oeste Potiguar deu sinais de que pode despontar como um pólo atrativo para eventos e iniciativas gastronômicas sustentadas. Exemplo disso foi a realização, nos dias 1 e 4 de setembro, do IV Festival Gastronômico de Pau dos Ferros, uma iniciativa de uma empresa particular, a Ira Marketing & Eventos, que conta com o apoio decisivo da Prefeitura Municipal e uma rede de patrocinadores que todos os anos garante a estrutura necessária para que a festa aconteça.

Sushiman Erilson Bonifácio deu oficina de comida oriental

O Festival de Gastronomia é montado dentro da Finecap, a grande feira de empreendedorismo da região, provavelmente a maior reunião pública realizada no Alto Oeste. Milhares de pessoas superlotam a Praça de Eventos de Pau dos Ferros em busca de diversão, shows musicais e boa gastronomia. A Praça de Alimentação, exclusiva para os restaurantes, é erguida em um espaço ao lado dos camarotes da Finecap, o que garante um excelente fluxo de visitantes.

Oficinas reuniram dezenas de pessoas durante as noites de Festival

Paralelo ao funcionamento dos restaurantes, a organização monta uma tenda climatizada onde chefs de cozinha, gourmets e professores/ alunos do curso de cozinheiro básico do Senac de Mossoró realizam oficinas e se esmeram em aproximar as teorias da alta gastronomia e a finesse da enogastronomia do público presente. 

Ismaelson Rego, organizador do eveno, ao lado do ministro Garibaldi Filho, do chef Arthur Coelho, do prefeito Leonardo Rego, e do vice, Fabrício Torquato

Alguns profissionais de excelente reputação no mercado potiguar abrilhantam a festa: o consultor Arthur Coelho (colunista desde a edição número 1 da DEGUSTE), o sushiman Erilson Bonifácio, de um dos mais badalados  restaurantes de Natal, o Pinga Fogo, e Dona Adalva Rodrigues, do famosíssimo Restaurante Paçoca de Pilão, são figuras que agregam valor ao festival.

Polenta de ragout de ossobuco 
Bolinhos também estiveram no cardápio

Entre as grandes cidades do Estado, Pau dos Ferros é a que mais distante fica de Natal. São 406 km. Só este fato já seria um grande desmotivador para a produção de um evento tão complexo quanto um festival de gastronomia que requer logística específica para ser feito.

Maça Potiguara foi apresentada durante as oficinas do Festival

Apesar das dificuldades, o evento no Alto Oeste acontece com um bom padrão de funcionamento e até com especial glamour, o que garante, todos os anos, a presença de autoridades importantes do cenário político estadual que sempre dispensam um horário na agenda para visitar à tenda das oficinas gastronômicas. Este ano, por exemplo, estiveram por lá governadora Rosalba Ciarline e o senador Garibaldi Filho.

Segundo o organizador do festival gastronômico, Ismaelson Rego, a realização dos festivais só é possível por causa da perseguição contínua pela melhoria da estrutura e a garantia do apoio de grandes nomes e marcas que, por si sós, agregam valor ao festival.

Mesa de sushis foi especialmente montada na tenda gastronômica


Este ano, por exemplo, o Café Santa Clara montou um stand para distribuir café espresso e até cafés especiais como o vienense em praça pública, atraindo filas de pessoas para degustações gratuitas. A Slup, uma marca de sorvetes de Caicó, com atuação em dezenas de cidades do interior, também tinha um stande de vendas e um percentual de produtos para distribuir gratuitamente ao público participante das oficinas gourmets.

Cleide Nogueira e Leonardo Dantas Neto, donos da Slup Sorvetes


Outros nomes levaram sua experiência para a praça pública, entre eles o chef Lula Fagundes (do antigo Bistrô Chez Louis), de Natal, e o diretor do Hospital Regional de Pau dos Ferros, Etelânio Figueiredo, inveterado consumidor de vinhos, incentivador da enogastronomia na região e clientes das boas lojas de Natal que colaborou fazendo uma palestra sobre vinhos e comida, com harmonização de pratos elaborados pelo chef Arthur Coelho.


Fonte: Portal Deguste.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário