Prefeito Galeno Torquato e Secretaria de Saúde no trabalho constante contra a Dengue em São Miguel

A Prefeitura Municipal de São Miguel através da Secretaria Municipal de Saúde realiza diariamente o trabalho de prevenção e controle à Dengue, intensificando as ações principalmente neste período de chuvas na região.

Segundo o balanço parcial do Ministério da Saúde, a eminência de uma epidemia em vários Estados do Brasil, dentre eles o Rio grande do Norte, tem  preocupado os gestores de saúde nas três esferas de governo, onde se faz necessário que haja um trabalho intensivo no sentido de combater os focos do mosquito.

Dados do primeiro ciclo do  Levantamento do Índice Rápido -  LIRA, índice  de Infestação por Aedes aegypti  do ano de 2011 do Município de São Miguel  apresenta uma queda de  8.5 % relativo ao ano de 2010 para 1.2 %, dados de janeiro de 2011.  Números próximo do esperado pelo Ministério da saúde  que é de 1% apenas.
 
Os atuais dados são fruto das constantes as ações  de  prevenção e  combate a Dengue desenvolvidas pelos profissionais de saúde e outros segmentos da sociedade em São Miguel, focando  exatamente o controle da infestação, que é medido pelo número de focos do mosquito nos imóveis. O combate tem sido  feito de forma imediata para que o risco não se confirme e a Doença não afete a população.

Um dos resultado positivo  das ações  de prevenção desenvolvidas  rotineiramente  está no fato de que  no ano de 2010 foram  notificados oito casos de Dengue no municipio e no ano de 2011apenas cinco notificações e destas, apenas três foram confirmados. Levando em consideração a situação epidêmica ora apresentada nos municípios circunvizinhos , podemos afirmar que a situação de dengue no município de São miguel está sob controle.

A população e  os vários  segmentos da sociedade  tem sido  importantes  agentes  mobilizadores  dentro das ações desenvolvidas , assim como os agentes de combate à dengue, agentes comunitários  de saúde e todos os profissionais do programa  saúde da família que recebem o apoio decisivo do governo municipal.

A Prefeitura Municipal de São Miguel desenvolve um cronograma de atividades de campo com os agentes de combate a dengue e mantêm como importante canal de comunicação com a comunidade o Tele Dengue - 0800.281.3207 com ligações gratuitas e atendimento imediato em todo o município.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário