Coronel João Pessoa se mobiliza contra a Dengue no municipio

A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel João Pessoa realizou no último dia 16 de março o I Fórum de Mobilização Social de Combate a Dengue e reuniu diversas autoridades e representantes da sociedade.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores com uma programação exclusiva para refletir e debater sobre os cuidados na prevenção da Dengue no município. Entre os presentes estava Liduína Silva - a Secretaria Municipal de Saúde, Antonio Lopes – Vice Prefeito de Coronel, Elênio Wellington – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Wellington Silva – Supervisor de Vigilância Epidemiológica no município, Milton Silva – Diretor do Conselho Municipal de Saúde, Patrícia Aparecida – Enfermeira representante dos profissionais de Saúde do Programa Saúde da Família, Edileuza Moreira – Representante da Igreja Católica local, Janaina Lima – Diretora da Escola Municipal Dr. Severiano e os convidados palestrantes Ilana Maria – Enfermeira e Maria de Fátima Leite – Coordenadora de Endemias , ambas representantes da 6ª USAP em Pau dos Ferros/RN.
Também marcaram presenças no plenário demais vereadores municipais, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias,assim como representantes  da sociedade civil integrada.
O primeiro momento do evento foi marcado com uma homenagem do Dia Internacional da Mulher e a Secretária de Saúde, Liduina Silva fez a leitura de um texto e o oferecimento de uma canção sobre o tema. Em seguida fez uma explanação sobre o motivo da reunião e os danos atuais causados pela Dengue em todo o estado, apresentando ainda a realidade de Coronel João Pessoa e os trabalhos que são desenvolvidos.
A enfermeira Ilana Maria deu continuidade sobre as discussões destacando o papel da sociedade como parceira da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde, além do reforço ao trabalho dos profissionais de saúde nas mais diversas esferas com atuação fundamental da educação em saúde.
Em seguida Fátima Leite orientou todos sobre o controle de endemias  e Wellington Silva fez uma apresentação dos atuais trabalhos em andamento no município. Formação de equipes de atuação na zona rural e urbana, vedação de caixas d’água, criação do Tele-Dengue municipal, distribuição de tampas adequadas para recipientes, tratamento com inseticida em domicilio entre outras atividades que já fazem parte do dia-a-dia do combate a Dengue em Coronel João Pessoa.
Ao final do Fórum foi entregue ao Presidente da Câmara dos Vereadores o pedido de apreciação do Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde e feita à apresentação do projeto de Lei da Vigilância Sanitária.
O Plano de Mobilização de Combate a Dengue começou a ser formado com a composição do Comitê de Combate a Dengue que contou com o engajamento de todos os representantes de órgãos públicos e privados, além de membros da comunidade que estavam presentes no local. As ações do comitê serão elencadas nos próximos dias e nas reuniões que seguirão o planejamento de ações locais.
O Tele Dengue no município de Coronel João Pessoa está disponível nos números: 84.3357.0179 e 8133.4393






0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário