Coluna Gastronomia Sem Frescura - Por Ismaelson Rêgo




Estreando com chave de ouro, o curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desbancou até mesmo Medicina, tradicionalmente o mais concorrido pelos vestibulandos. O bacharelado em Gastronomia, uma excelente novidade deste ano, tem 115 candidatos por vaga, enquanto Medicina finalizou suas inscrições com 104 candidatos por vaga.

Para o curso de Gastronomia, 40% das vagas serão preenchidas pelo próprio vestibular da UFRJ, 40% das vagas serão definidas pelo ENEM e, conforme a lei, os 20% restantes serão reservados para o sistema de cotas.

Organizado pelo Instituto de Nutrição, o curso será de quatro anos, em que os selecionados aprenderão o preparo de diversos pratos, as mais variadas técnicas, história da Gastronomia, noções de administração e realizarão pesquisas na área de alimentos. A UFRJ é a quarta universidade federal a incluir gastronomia na sua grade de cursos e a pioneira no Sudeste.

Para Nilma Morcerf, coordenadora do curso, a procura não chegou a ser uma surpresa. Há 10 anos atrás, não haveria tanto interesse, mas a gastronomia deixou de ser vista como algo elitista, passando a ser assunto de interesse comum.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário