Cultura e humor votam à cena com relançamento da Revista Papangu

Prestes a completar sete anos desde a primeira edição lançada em 14 de fevereiro de 2004, a revista Papangu estava parada há nove meses. A pausa forçada foi motivada pela dificuldade em conseguir patrocínio. Em meio à crise, a publicação conseguiu ressurgir e será relançada esta semana em dois atos. Hoje será a vez do público natalense assistir ao renascimento da revista e no próximo sábado, 15, será a vez de Mossoró, sua cidade de origem.

O recheio cultural e a veia cômica da revista voltam nessa nova fase da Papangu. O editor e idealizador do trabalho, o caricaturista Túlio Ratto, é quem garante a continuidade da vocação humorística. "Resolvemos voltar após uma reestruturação. A revista nasce após uma gestação bem planejada, inclusive com a realização do pré-natal", brinca Túlio.

A escolha do mês de janeiro para o relançamento foi aleatória, porém ganhou um significado especial. "Iríamos lançar a revista em outubro ou novembro do ano passado, mas como estávamos arrumando a sede, decidimos adiar para janeiro: ano novo, vida nova, essas coisas", admite. A nova Papangu não abandonará, no entanto, os velhos hábitos. Os políticos da região continuarão sendo a inspiração primordial nas páginas e capa da publicação.

E para demonstrar que segue firme e forte nesse propósito, além da capa que estampa o rosto da nova governadora do RN, Rosalba Ciarlini, sob o título "A nova cara do RN", entre as novidades anunciadas no relançamento está a seção "A marmota do mês". "Vamos destacar a coisa mais esdrúxula que tenha ocorrido no meio político. A inspiração vem da 'Revista Bundas' que trazia a seção 'Bundão do mês'. Mas aqui no Estado os políticos ainda não estão preparados para serem chamados de 'bundão'. Ficou marmota mesmo", ironiza o caricaturista.

A maior parte dos colaboradores, representantes do alto escalão da cultura potiguar e nacional, continua nesta empreitada. Entre eles, o poeta e escritor Affonso Romano de Sant'Anna, Yasmine Lemos, Luiz Fausto, filho do jornalista Dorian Jorge Freire; jornalista Carlos de Souza e o médico Damião Nobre. Além deles, estão escalados ainda o comentarista do SBT José Nêumann Pinto, Gutemberg Dias, Nelson Patriota, Erasmo Firmino "Tio Colorau"; Sávio Hackradt, Raildon Lucena, Cefas Carvalho e, claro, Túlio Ratto.

Nesta edição de 50 páginas as entrevistadas serão a deputada federal Fátima Bezerra e a atual secretária estadual de Cultura, Isaura Rosado. "Na entrevista, ela trará boas informações acerca da cultura para este novo governo", afirma Túlio. O Talento Potiguar em cena será a Cia. Bagaça com o projeto Shakespeariano, "uma adaptação que mistura Shakespeare com Ariano Suassuna".

A edição nº 66 da Papangu conta com selo da Lei Câmara Cascudo e ainda tem patrocínios da Fábrica de Cimento, WSC Construções, Refimosal, Reprasal e J. Patrício. O lançamento será hoje, a partir das18h, na livraria Siciliano do Midway Mall, em Natal. No próximo sábado será a vez de Mossoró sediar o lançamento no Sêbado. A partir de hoje os fiéis leitores podem comprar a revista nas principais bancas do Estado por 5 reais.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário