IFRN de Pau dos Ferros participa de encontro estadual sobre educação

Por meio de representação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), de Pau dos Ferros, participou do Encontro Estadual de Educação do Campo, realizado de 13 a 15 deste mês no Centro de Eventos Marista, na cidade de Extremoz.

A representação local foi por intermédio do professor Marcelo Amorim, membro do comitê gestor do Território da Cidadania do Alto Oeste potiguar.  

O encontro teve como atividades principais a apresentação da Metodologia da Capacitação Participativa em Educação do Campo, a Socialização de experiências de Educação do Campo existentes no Rio Grande do Norte, Definição de Estratégias Territoriais (ações) em Educação do Campo, diálogo com parceiros e encaminhamentos a serem seguidos a partir do encontro. O evento contou com a presença de várias representações de instituições governamentais e não-governamentais

O acontecimento foi organizado pelo Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS) com apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Norte (Fetarn), da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Os principais objetivos do encontro, foram: produzir subsídios para os processos de educação do campo, formal e não-formal, nos Territórios do Rio Grande do Norte; proporcionar aos participantes do Evento oportunidade de troca de experiências, práticas de educativas e socialização de conhecimento em educação do campo; discutir em grupo por território as questões: O que fazer? Onde fazer no território? Quem poderá está envolvido?; socialização das discussões dos GT´s; e apresentação de principais ações e políticas públicas a serem implementadas.

No final das discussões ficou muito claro o grande desafio que os gestores e a sociedade civil organizada terão em promover políticas territoriais que favoreçam as famílias que vivam no campo levando cidadania e qualidade de vida para todos, e possa assim, contribuir para uma valorização socioeconômico-cultural local que proporcione a permanência das pessoas nas áreas rurais e iniba as possibilidades de êxodo para os centros urbanos.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário