COLÓQUIO SOBRE GÊNERO E ENSINO. NEGRO: símbolo, imagens e linguagens.

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2010 a UERN/CAMEAMA promoverá o COLÓQUIO SOBRE GÊNERO E ENSINO. NEGRO: símbolo, imagens e linguagens. O evento é pensado em sua consolidação por ocasião do aniversário de Zumbi, líder negro brasileiro e por ocasião do dia da Consciência Negra celebrada no dia 20 de novembro.

O objetivo é travar diálogos entre diversos setores da sociedade, mas, principalmente, os vinculados à Educação e à Cultura, congregando poesia, dança, capoeira, cinema e visita à comunidade quilombola. Verifica-se a necessidade de se discutir questões Étnico-Raciais e as políticas de ações afirmativas. Dentre os objetivos dessas políticas, pretende-se reverter os efeitos perversos de séculos de preconceito (crença), discriminação (prática) e racismo no Brasil.

A Unesco considera 2010 o ano Internacional para a aproximação das culturas, com o fim de promover conhecimento mútuo sobre a diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa em âmbito regional, nacional e internacional, em defesa da paz. As ações são embasadas por quatro eixos estratégicos: promoção do conhecimento sobre a diversidade; elaboração de um conjunto de valores comuns; consolidação de uma educação de qualidade e das competências interculturais e incentivo ao diálogo sobre o desenvolvimento sustentável.

            Essas diretrizes vão ao encontro da Lei 10.639/03 – MEC, sancionada em março de 2003 pelo Governo Federal que estabelece, ainda, as Diretrizes Curriculares para a implementação da lei. Com isso, institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino.

Local de Inscrições: Departamento de Geografia da UERN/CAMEAM
Horário: 9h às 11h / 19 às 22h
                                    Contatos: 3351-2560                      
iigeneroeensino.blogspot.com
E-mail: iicolnegro@hotmail.com

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário