Padroeira do Brasil é lembrada em todo o país neste feriado

Há exatos 393 anos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Desde então o culto à santa vem ganhando adeptos, e recebeu o título de Padroeira do Brasil em 31 de maio de 1931.

Em todo o país, com missas, retiros e novenas, os fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Origem da devoção

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso já pescavam há bastante tempo sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da santa.

Dali por diante, a pescaria tornou-se abundante e, com receio de que a quantidade de peixe trazida para os barcos pudesse causar um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o que haviam vivido.

O culto a Nossa Senhora não tardou a tomar vulto. À imagem, que representa Nossa Senhora da Conceição, logo foi dado o nome de Aparecida, por ter aparecido no meio das águas nas mãos dos pescadores. Inicialmente, a imagem foi instalada em uma capela na vila dos pescadores, e já por volta do ano de 1745 teve sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida.

Já a consagração de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu, naquela época, um milhão de pessoas. Atualmente, milhares de fiéis de várias regiões do país visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Aparecida, a 180km de São Paulo. No Dia da Padroeira, mais de 165 mil fiéis são esperados no Santuário.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário