FESTIVAL DE PORTALEGRE FARÁ VIAGEM GASTRONÔMICA LUSO BRASILEIRA

Festival acontece de 6 a 8 de agosto, numa das mais belas cidades serranas do Rio Grande do Norte. Haverá oficinas gastronômicas de cozinha portuguesa e brasileira, cozinha-show, degustações, bares e restaurantes, além de shows musicais de Dorgival Dantas, Waldonys, Santana, entre outros

Pelo menos no que diz respeito à gastronomia, Portalegre já está em clima de comemoração dos seus 250 anos de fundação, completados em 2011. Durante o II Festival Gastronômico e Cultural, que acontecerá próxima semana, de 6 a 8 de agosto, o município potiguar vai fazer uma verdadeira viagem às suas origens, da cozinha de raiz aos sabores herdados dos portugueses que ali viveram.

Terceira Vila da Capitania do Rio Grande do Norte, Portalegre foi fundada em 08 de dezembro de 1761, pelo Juiz de Fora de Olinda, o norte-alentejano Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco. Daí a origem do nome Portalegre ser portuguesa, pois na região do Norte-Alentejo em Portugal, existe uma cidade com o mesmo nome. Em 2004, as cidades-irmãs oficializaram a parceria cultural e nesta segunda edição do festival a prefeitura pretende fazer uma homenagem através dos sabores.

A abertura da tenda gastronômica terá, portanto, o foco da gastronomia pelo mundo com oficinas sobre cozinha luso brasileira coordenadas pelos chefs Arthur Coelho e Sanylle Faraj. O concurso gastronômico será a atração da segunda noite, quando estarão concorrendo apenas profissionais da região criando pratos que tenham alguns ingredientes típicos, como castanha de caju, mel etc.

Oficinas e harmonizações com cafés, vinhos e coqueteis também estão na pauta da cozinha-show. O consultor da Gran Cru Rodrigo Lima ministrará palestra sobre vinhos ao lado do chef Gabriel Camilo, que ficará responsável pelos pratos harmonizados. Já o barista catarinense Alcides Zis realizará oficina de cafés e suas harmonizações, em “dueto” com a chef Cacau Wanderley.

Mais oficinas estão programadas para o domingo, como a cozinha para crianças, com Cacau Wanderley, e ainda a cozinha regional com os chefs Kaio Aragão e Gabriel Camilo.

A famosa degustação-show — uma tenda onde os chefs preparam pratos na hora a preços baixos — a primeira noite será com Cacau Wanderley e Gabriel Camilo criando pratos da culinária portuguesa. No sábado, os chefs apostam na cozinha brasileira e regional. Além dos chefs convidados, sobem a serra equipe de alunos do curso superior de Gastronomia da Universidade Potiguar.

RESTAURANTES NA PRAÇA

Como já é tradição nos festivais, a praça da Matriz Cel. Vicente do Rego Filho estará tomada de restaurantes convidados. Entre as novidades, o tradicional Restaurante da Totoia de Natal estreia no festival. Também participam a pizzaria Calígula, de Pipa, o restaurante Alagoana, Mirante Boa Vista, restaurante do Hotel Portal da Serra e Ombak Cachaçaria. Entre os bares, o Salsa, Minha Massa, Churrasketto e a chocolateria Showcofrutas.

Promovido pela Prefeitura local através do prefeito Euclides Pereira de Souza e das Secretarias de Cultura e Eventos e de Turismo, com patrocínio do Governo do Estado, o evento tem a produção executiva da equipe dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN, sob a direção de Walde Faraj, Carlos Lira Jr, Witame Jr e coordenação gastronômica da chef Sanyle Faraj e Cacau Wanderley. Também são parceiros gastronômicos a Brasinox, Dubeef, Eloi Chaves Distribuidora, Hortifruti Rangel, Multibar, Saeco e Flor de Sal (Cimsal)

PROGRAMAÇÃO MUSICAL JÁ ESTÁ FECHADA

O Festival de Portalegre faz a diferença trazendo em sua programação musical um foco mais cultural, com atrações de alto nível sem fugir das raízes nordestinas. Na sexta-feira haverá shows de Alexandro Bandeira (coreto), a pernambucana Irah Caldeira (palco principal) e o sanfoneiro, cantor e compositor potiguar de grande prestígio nacional, Dorgival Dantas.

No sábado, as atrações são a banda Tree Gaúcho (coreto) e, no palco principal, Os Tremendões, encerrando com o sanfoneiro e grande cantador pernambucano Santana.

No domingo, o coreto recebe a Banda R3 de Natal, encerrando com o sanfoneiro cearense Waldonys e Anísio Junior e Forró Pé de Serra.

ATRATIVOS

A altitude máxima da Serra de Portalegre é de 710m. Possui um clima ameno, cujas temperaturas variam de 14ºC a 29ºC ao longo do ano. O município é rico em fontes naturais e cachoeiras, sendo uma destas perenes, que é a Cachoeira do Pinga com 96m de queda. Portalegre fica a 366 km da capital Natal e 146 km de Mossoró.

SERVIÇO

II FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE PORTALEGRE-RN

DE 6 A 8 DE AGOSTO. Oeste do estado, 266 km de Natal e 146km de Mossoró

Informações e entrevistas:

(84) 3377-2241/2196

www.portalegrern.com.br

SEC. CULTURA E VENTOS

Temístocles Lucena

portalegrecultura@brisanet.com.br

SEC. TURISMO

Maria Aucely Costa

sematurportalegrern@hotmail.com

Assessoria de imprensa

Fato Novo Comunicação

Dionísio Outeda (84) 9974-3839

Cinthia Lopes (84) 9635-4674

fatonovo@supercabo.com.br

dionisioouteda@gmail.com

Coordenação geral:

Walde Faraj (84) 9983-0044

Witame Jr 9916-9490

Carlos Lira Jr

Produção executiva

Fernando Rocha (84) 9927-9445

Coordenação gastronômica

Sanylle Faraj 9606-5891

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário