EM PORTALEGRE, DEU BICAMPEONATO PARA O BAR DO ALDO COM “PIRÃO DE CASTANHA E GALINHA CAIPIRA”

Sabor, cultura, frio, aconchego e hospitalidade foram o tempero perfeito para a gastronomia servida aos visitantes e população de Portalegre nesse final de semana. O II Festival Gastronômico do município promoveu um encontro de sabores, unindo a tradição da culinária nativa com influências trazidas pelos chefs convidados.


Entre os profissionais que subiram a serra, estão os chefs Gabriel Camilo, Cacau Wanderley, Thiago Gomes e Sanylle Faraj, o consultor da Adega Gran Cru e enófilo Rodrigo Lima, e o barista catarinense Alcides Zis. Eles comandaram uma variada programação na cozinha da tenda gastronômica, montada na Praça da Matriz, que contou no primeiro dia com oficinas sobre risoto, massa e a cozinha luso brasileira; no segundo dia com o concurso gastronômico e oficinas sobre harmonização de vinhos, cozinha para crianças, e histórias e drinks com café; e no último dia com oficinas com dicas e técnicas de aproveitamento de alimentos, focando a comunidade portalegrense.


A realização do concurso gastronômico, aliás, foi um marco no evento. Ele ficou voltado exclusivamente a restaurantes de Portalegre e com foco em ingredientes típicos da região como a castanha e o mel. Cinco estabelecimentos locais concorreram e o vencedor foi o Bar do Aldo, de Aldo Ferreira de Paiva, com o "Pirão de castanha com galinha caipira".


A criação de dona Francisca Siclene de Paiva, esposa do proprietário, trouxe o bicampeonato em Portalegre para o estabelecimento e ainda a terceira colocação no concurso realizado em Pau dos Ferros. Segundo Francisca, o prato conquistou o paladar dos jurados por causa do amor que ela tem pela culinária e também por alguns segredos, os quais ela prefere não revelar. "A receita para ganhar é o amor, o carinho, a valorização dos ingredientes que nós temos e, claro, alguns segredinhos que eu não posso dizer, senão perde a graça. É muito bom poder participar de um evento como esse, e ganhar, então, nem se fala, é excelente; não tenho nem palavras", disse dona Francisca.


Em segundo lugar, ficou o Mirante Boa Vista, que fez a "Surpresinha da Serra". O Hotel Portal da Serra, que apresentou a "Costela Potiguar", levou a terceira colocação. Todos receberam, além do reconhecimento da comunidade e dos visitantes, prêmios artesanais da organização do Festival.


O II Festival Gastronômico de Portalegre também contou com a presença de jornalistas, empresários e autoridades locais e do estado, como o Secretário de Turismo do Estado, Múcio Sá, o prefeito Euclides Pereira de Souza, a Secretária de Turismo do município, Maria Aucely Costa, entre outros nomes.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário