Mossoroense conquista vice-campeonato mundial de jiu-jítsu em São Paulo


Mesmo enfrentando muitas dificuldades com a falta de apoio, o mossoroense Marco Antônio da Costa Bezerra, 21, é o novo vice-campeão mundial de jiu-jítsu na competição realizada no dia 17 deste mês, em São Paulo. Essa foi a primeira vez que ele participou desse evento organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo.

Assim como aconteceu fora do tatame, enfrentando as dificuldades para treinar e viajar, a caminhada até o título de projeção internacional não foi fácil. Até chegar à final foram quatro lutas com apenas 10 minutos de descanso em cada uma. Marco chegou a este feito, apesar de haver conquistado somente há quatro meses a faixa marrom e lutou na categoria Pluma, até 64kg.

Mas esta não foi a única conquista da temporada. No campeonato brasileiro deste ano, realizado nos dias 9 e 10 de maio, ele ficou em 3º lugar, quando tinha acabado de estrear na faixa marrom. No Pan Americano de Jiu-Jítsu em 2009, em Salvador, quando competia como faixa roxa, foi campeão. Além disso, ele é tricampeão cearense na sua categoria (2008, 2009, 2010).

Marco Antônio treina há cinco anos na academia Combate Real e recebe o apoio da família. O treinador é o próprio primo João Paulo Duda, campeão também em várias competições. Além de treinar, ele é acadêmico de enfermagem. “Meu pai e meus irmãos sempre me acompanham nas competições”, diz.

Campeão procura apoio para competir nos Emirados Árabes

Geralmente as competições que Marco Antônio participa não distribuem premiação em dinheiro e por isso ele precisa do apoio em forma de patrocínios. “Quando comecei a competir as pessoas não patrocinavam. Nos primeiros campeonatos tive que tirar dinheiro do bolso para bancar viagem, quimono, tudo. Depois que comecei a ganhar medalhar em campeonatos consegui alguns patrocínios. Mesmo assim, ainda é difícil porque alguns empresários não têm interesse em incentivar esportes e ainda há um pouco de preconceito em relação ao jiu-jítsu”, argumentou.

Atualmente ele é patrocinado pelas empresas J. Patrício Metais, Faculdade Facene, Gelo Zero Grau, Hotel Dunas e Mossoró Pré-moldados. O atleta espera conquistar ainda mais apoio para participar de competições importantes este ano. Em outubro vindouro será realizado em Brasília o Campeonato Pan-Americano e em novembro a cidade de Natal sediará uma das seletivas da liga Abu Dhabi. A seletiva garante passaporte para os 13 melhores atletas para lutarem profissionalmente nos Emirados Árabes e competirem em abril de 2011 numa das mais importantes competições da categoria o World League Pro Jiu-Jitsu.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário