Secretaria de Saúde investe na prevenção de doenças

A Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros vem inovando a maneira de trabalhar, nos cuidados com a saúde da população. Prevenir doenças foi pautado como a maneira prioritária de melhorar a vida de todos, por ser o método mais eficaz e barato de cuidar das pessoas.

Esta nova mentalidade de trabalho adotada em Pau dos Ferros, utiliza-se de ações que buscam prevenir doenças, e não apenas tratar os sintomas. Um trabalho eficiente e necessário na melhoria da qualidade de vida dos moradores, afirma Taciana Juaçaba, que é Coordenadora do Programa de Saúde Bucal do município.

Um dos primeiros trabalhos que foi implantado no município quanto a prevenção, aconteceu no último dia 8, onde a Secretaria de Saúde, realizou o evento de saúde bucal, na Praça Monsenhor Cônego Caminha. Nesta oportunidade, 310 pessoas foram atendidas, além dos mais de 900 kits para higiene bucal que foram distribuídos entre os participantes.

Para o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, o evento foi o pontapé inicial entre os programas preventivos. “Após esse dia, campanhas preventivas acontecerão periodicamente em locais distintos. Paralelo a isso, definimos que todas as 11 equipes de saúde bucal terão um atendimento semanal só para prevenção, seja em escolas, creches ou na própria unidade de saúde”, disse.

Outro trabalho de combate a doenças graves como diabetes, hipertensão arterial, obesidade além de suas conseqüências no sistema cardiovascular, foi lançado na última sexta-feira, 14, quando a Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, realizou a reativação e ampliação do Agita Pau dos Ferros.

Este programa oferece, a toda comunidade, a pratica de exercícios físicos orientado por alunos concluintes do curso de Educação Física da UERN. A participação é aberta a todos, basta apenas buscar o médico da Unidade de Saúde do bairro, e saber se está fisicamente apto. A partir disso, realizando os exercícios diariamente, terá os seus riscos de adquirir doenças pela ausência de praticas esportivas, reduzido.

Duas turmas estão em funcionamento. Às 5h30, um grupo funciona na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição. A outra funcionará na Praça Monsenhor Cônego Caminha, acontecendo às 18h00.
De acordo com Fabrício, “estamos ampliando o programa, como forma de oportunizar a todos, a chance de participar e praticar seus exercícios de forma orientada”, comemorou.


Fabrício orienta criança durante evento sobre cuidados com a saúde bucal

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário