Parabéns a todos os trabalhadores


Em 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de grevistas entraram em choque com a polícia. Eles protestavam contras as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária a que eram submetidos (13 horas diárias).

O confronto culminou com a explosão de uma bomba que matou quatro operários e sete policiais. Em 1889, em Paris, foi aprovada uma resolução para consagrar a data como Dia Internacional dos Trabalhadores, em memória das vítimas de Chicago. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. E no governo Getúlio Vargas as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data.

O que comemorar no dia de hoje? Há os que acreditam que são explorados, humilhados, desvalorizados. Outros, no entanto, sabem que apesar das adversidades são importantes e têm seu valor para a construção de uma nova realidade. Mas, é importante ressaltar que é das mãos calejadas dos agricultores que tiramos nosso alimento, assim como por trás do imponente martelo dos juízes conseguimos a "ordem e progresso" que tanto almejamos. Ambos são igualmente essenciais e da mesma forma devem ser valorizados.

Essa data serve também para que os trabalhadores que batalham para melhorar a realidade reflitam. Lutar por uma vida melhor, condições de trabalho mais dignas e justiça fazem parte do dia-a-dia dessas pessoas guerreiras.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário