TEMPO DE RENASCIMENTO E REFLEXÃO

Tempo de reflexão e renascimento, o Domingo de Páscoa é uma das celebrações religiosas mais comemoradas no mundo. A data relembra os laços de amor entre Deus e a humanidade, por este motivo, o momento induz o indivíduo a repensar os seus atos e fortalecer a fé em uma força maior.

Embora a Páscoa seja celebrada em praticamente todas as doutrinas religiosas, é no Cristianismo que seu significado mais popularizado. Para os cristãos, a festa representa a concretização do plano de salvação de Deus, através da ressurreição de Cristo.

Assim, o Domingo de Páscoa, ou a Vigília Pascal, é a festa ápice do ano litúrgico do Cristianismo. Na religião católica, a data refere-se ao aniversário do triunfo de Cristo sobre a morte, ao acontecimento mais importante da humanidade, a redenção e libertação do pecado pelo Filho de Deus.

No entanto, apesar de popularmente ser conhecida como uma típica festa cristã, as comemorações do Domingo de Páscoa advêm de uma adaptação da festa instituída pelos Judeus, inspirada em uma celebração pagã, muitos anos antes do nascimento de Jesus Cristo.

Para os judeus, a palavra Páscoa, vem do nome em hebraico Pessach, que significa "passagem". Desta forma, a festa está intimamente ligada a este termo; na festa pagã a Páscoa lembra a passagem do inverno para a primavera, já para os judeus remete a passagem da escravatura no Egito para a liberdade na terra prometida.

Neste sentido, a Páscoa judaica relembra a morte dos primogênitos do Egito, fuga de seu povo escravizado e da libertação dos israelitas, ao mesmo tempo em que reitera os laços de amor de Deus. Assim como na religião cristã, a festa é um momento de renovar nosso lado espiritual.

A Páscoa também tem um sentido especial para a Umbanda, que, a exemplo do Catolicismo, celebra a morte e ressurreição de Cristo. O babalorixá Neto Almeida explica que para os umbandistas, Jesus é representado por Oxalá, Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana.

Na data, os umbandistas se preparam espiritualmente para o momento, com rituais de limpeza e orações. Além disso, os membros do terreiro fazem a celebração com a comunhão de pão e vinho, relembrando todas as pessoas que sofrem e que necessitam de paz de espírito.

De todo modo, nas diferentes doutrinas religiosas, a Páscoa tem um mesmo significado: ressurreição. Mais que o sentido literal da palavra, a data sugere um tempo de vida novo. Um período de recomeçar e viver a alegria do amor de Deus e do Cristo ressuscitado.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário