Pau dos Ferros inicia campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1)

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, iniciam a campanha de imunização contra a Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína.

Caracterizado como um quadro de pandemia, devido ao grande número de pessoas contaminadas pela doença no Brasil e no mundo e após vários casos comprovados no Rio Grande do Norte, será iniciada a campanha de vacinação. Para isso, foram selecionados os grupos de maior risco de apresentarem complicações graves e até risco de mortes por infecção com o vírus Influenza A.

Os primeiro grupo a ser imunizado através da vacina, são os profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde e os funcionários dos hospitais de referência. O período para vacinação desse grupo será entre os dias 08 e 19 de março.

Entre os dias 22 de março a 2 de abril, o público alvo da campanha serão as gestantes em qualquer idade gestacional, os portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças entre seis meses e 2 anos, que tomarão a primeira dose.

A partir do dia 5 até o dia 23 de abril, a campanha será voltada aos jovens entre 20 e 29 anos. os idosos com mais de 60 anos, serão vacinados entre os dias 24 de abril até o dia 7 de maio, junto com as crianças de seis meses a dois anos, que estarão tomando a segunda dose da vacina.

Para encerrar a campanha, vai se buscar imunizar a população entre os 30 e 39 anos, e será entre os dias 10 e 21 de maio. Com este trabalho de imunização dos grupos de risco, será possível evitar a proliferação da doença, diminuindo, conseqüentemente, o número de vítimas fatais ocasionado por complicações da doença.

Segundo o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, vacinar os trabalhadores de saúde é uma forma de garantir que os serviços de saúde sejam mantidos em pleno funcionamento e capazes de atender e dar respostas adequadas, caso a população venha adoecer em razão da pandemia.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros, todas a Unidades Básicas de Saúdes do município estarão abastecidas com doses da vacina para realizar o trabalho de imunização e, além disto, acontecerão algumas mobilizações na cidade para atuar diretamente junto à população. Uma forma de atingir diretamente a comunidade, que muitas vezes, não tem como ir aos locais de vacinação.

O Secretário Fabrício Torquato ressalta a importância da prevenção, que pode se acontecer através da constante limpeza das mãos, com bastante água e sabão, além de usar sempre um lenço na hora que for espirrar e, sempre que possível, evitar contato com pessoas infectadas e ambientes fechados e com grande concentração de pessoas.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário