Dia Mundial da Água

Todos concordam que a água é um elemento vital para nossa sobrevivência. Porém, apesar de sua importância, este recurso natural tão precioso está sendo ameaçado pelo desperdício e pela poluição de rios e lagos. Se a situação continuar nessa proporção desenfreada, a escassez de água poderá se tornar um problema real, de proporções globais.

Para oportunizar um momento de reflexão sobre este bem tão valioso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou no dia 22 de março de 1992 o Dia Mundial da Água. A data propõe à sociedade uma maior discussão acerca de diversos temas relacionados a este importante bem natural.

De acordo com dados da ONU, apesar de dois terços do planeta Terra serem recobertos por este precioso líquido, apenas 0,008 % do total da água existente em todo o mundo é potável, própria para consumo. Embora seja abundante, a quantidade de água no planeta permanece constante, enquanto seu consumo aumenta gradativamente, o que poderá resultar em sua escassez num futuro próximo.

A situação é preocupante, principalmente devido ao consumo inconsciente e aos atos prejudiciais às fontes de água. Conforme dados da ONU, cada brasileiro gasta, em média, 200 litros de água por dia, um volume cinco vezes maior que o recomendado pela Organização.

O problema ainda tem outro agravante: boa parte das fontes desta água, como rios, lagos e represas, esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.

Diante da atual situação de tratamento deste bem vital, este Dia Mundial da Água surgi como uma oportunidade de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema. Mesmo não tendo força o suficiente para solucionar o problema em todo o mundo, cada cidadão pode tomar atitudes no dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário