Entrevista com o Escritor e Palestrante Edivan Silva

O escritor e palestrante Edivan Silva, foi entrevistando domingo passado pelo jornal O Mossoroense. Ele é Natural de Goiânia (GO), mas reside em Pau dos Ferros, onde recebeu recentemente o título de cidadão pau-ferrense.

Ele é o autor do livro "O Poder da Iniciativa", e aos 33 anos, Edivan Silva leva a vida promovendo palestras pelo País difundindo a importância do público se autodescobrir.

Confira a entrevista feita pela jornalista Leilane Andrade para o Jornal O Mossoroense

O Mossoroense - De onde surgiu a paixão pelo negócio de vendas e varejo?

Edivan Silva - Sempre fui um profundo admirador do universo das vendas e minha paixão estava sempre voltada para a observação de uma loja normal e pela inteligência e diferenciação de outra loja às vezes de um mesmo segmento, mas as diferenças são tantas que isso sempre me levantou questionamentos e foi despertando um maior interesse pela área. Com a formação em Marketing pude aprimorar melhorar e entender os conceitos de venda e varejo.

OM - Como você alcançou a visibilidade na área a nível nacional?

ES - Tenho 5 anos de experiência ministrando palestras e hoje sou referência quando o assunto é atitude, iniciativa, atendimento, vendas e motivação. É claro que o livro: "O poder da iniciativa" abriu muitas portas e recebo ainda hoje muitos convites de pessoas que veem na leitura da obra a certeza de uma história de sucesso.

OM - Fale sobre sua primeira obra "O Poder da Iniciativa".

ES - A obra O Poder da Iniciativa é um livro especial, no momento em que contou com o prefácio e atenção do Dr. Ômar Souki. Nele utilizo uma linguagem simples e objetiva para um público amplo. No livro compartilho com o leitor os passos rumo à organização e motivação, com o intuito de atingir e ultrapassar suas metas pessoais e profissionais. Com histórias interessantes, exemplos e relatos, o livro encoraja a prática da iniciativa, do otimismo e de expectativas cada vez mais positivas em relação ao trabalho e à própria vida. Trata-se de uma exposição objetiva de ideias motivadoras que servem como combustível para o dia-a-dia.

OM - Como sua obra pode ajudar um profissional a ter mais iniciativa, ser proativo e ter um maior destaque?

ES - O livro "O poder da iniciativa" mostra como cada pessoa pode despertar a iniciativa. De forma simples e objetiva explico como fazer o diferencial e descobrir as oportunidades na sua vida profissional e pessoal. A obra oferece ao leitor uma gama de temas como: ação, vendas, motivação, criatividade, planejamento, experimentação e empreendedorismo. As palestras também seguem essa linha com conteúdo prático de motivação, atitude, atendimento e vendas.

OM - Como você avalia a aceitação das empresas para novos profissionais?

ES - Com o mercado global que vivemos cada vez mais as empresas precisam e buscam esses profissionais, agora sem dúvida que com a melhor qualificação possível. Então, é preciso reunir o que chamamos de CHA - Conhecimento, Habilidade e Atitude. As empresas não são instituições de caridade. Hoje, mais do que nunca, elas precisam superar seus limites continuamente, para oferecer bons serviços aos seus clientes e só conseguirão isso com profissionais dotados de conhecimentos, habilidades e o mais importante: que tenham iniciativa, só assim os resultados aparecerão.

OM - E aqui no Rio Grande do Norte, como está essa relação?

ES - Aqui no RN como em todo o Brasil há áreas que faltam profissionais qualificados, principalmente no Setor de Tecnologia da Informação e na Área Petrolífera. Um fato que influencia muito nessa carência é a falta de interesse do profissional brasileiro na certificação profissional ou na especialização acadêmica.

OM - Você considera que o mercado no RN está preparado para se inserir no atual momento do mundo globalizado?  

ES - No Rio Grande do Norte já existem instituições sérias, preocupadas e comprometidas com essas novas exigências e para isso também foram criados os cursos superiores tecnológicos que vieram responder a essa demanda por preparação, formação, aprimoramento educacional e profissional. Os "tecnólogos", como são conhecidos estão aptos a desenvolver atividades em áreas específicas como: comércio, gestão, informática. Recomendo esses cursos em instituições que já tive o prazer de conhecer seus trabalhos e metodologias como: FAL (Natal), Facex (Natal) e UnP (Natal e Mossoró).

OM - Qual o segredo para alguém conseguir êxito profissionalmente?

ES - Como diz Ralph Marston, "quando você toma a iniciativa, está em posição muito melhor do que quando as dificuldades obrigam-no a tomar decisões porque não tem mais opções". Faça com que o desafio seja sua meta em vez de ser escravizado por ele. O sucesso é definido pela forma como você vive e a única pessoa que pode fazer de você um sucesso é você mesmo. É claro que algumas pessoas conseguem aparentar externamente o sucesso sem muita dedicação, mas isso não é sucesso. Enfrentar desafios exige iniciativa, esforço e dedicação diária!

OM - E no caso das empresas, qual seria a chave do bom negócio?

ES - O empresário precisa ter algumas características: persistência, capacidade de planejar e executar, enfrentar adversidades com otimismo e muito mais entusiasmo, sabemos que não é fácil ter sucesso na relação sonho versus realidade, mas a ação fala mais alto que as palavras e o que acontece na prática é que as pessoas falam mais do que fazem.

OM - O que as empresas podem hoje fazer para driblar a crise econômica mundial?

ES - Historicamente essas crises trazem muitas oportunidades, tudo depende da criatividade e planejamento do empresário. Não é hora de desespero e sim buscar as informações nos lugares certos. Existem várias formas de conseguir driblar um pouco os obstáculos financeiros. A tábua de salvação, mais uma vez, será o mercado interno. Portanto, o consumo local testará os seus limites, uma vez que o comércio mundial avançará a passos lentos.

OM - O que você acha dos jovens que estão ingressando hoje na área  do empreendedorismo?

ES - Alguns jovens já nascem com maior qualificação para o empreendedorismo. Outros não têm tantos talentos, mas isso não quer dizer que não possam aprender e desenvolver esses talentos. Deixar de ser um simples empregado para ser um empreendedor é um dos fatores que diferenciará o bom profissional no cenário atual e isso não é só características dos jovens, mas de todos aqueles que passam do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem. Esse pensamento é fundamental para toda pessoa que almeja implantar e gerir um pequeno negócio.

OM - Na obra que você participa "Gigantes da Motivação" você faz um questionamento para o leitor, que repito: o que significa ir à frente e enfrentar desafios?

ES - O sucesso depende fundamentalmente da postura pró-ativa frente ao mundo. Muitas vezes até sabemos que devemos ir adiante e enfrentar os desafios, mas por que assim não o fazemos? São necessárias algumas mudanças no nosso modo de encarar e de nos sentirmos desafiados. Precisamos acordar sempre diferentes e sermos uma nova pessoa. Se você não lutar por você mesmo, ninguém o fará. Eu costumo afirmar que: "a persistência é a alavanca que remove o impossível".  

OM - No livro "Os 30 + em Atendimento e Vendas", a organizadora reuniu os maiores palestrantes e consultores em atendimento e vendas do país e você está entre eles. Como se sente em fazer parte desse seleto grupo?

ES - Sinto-me lisonjeado, pois não é fácil ser escolhido, reconhecido e lembrado em um mercado amplo de nomes famosos. O livro "Os 30 +em Atendimento e Vendas" proporcionará ao leitor interessado no crescimento profissional e pessoal a oportunidade de em um único livro ter a visão e pensamento de especialistas no assunto. Alguns desses colegas consultores são: Carlos Hilsdorf, Ciro Bottini, David Portes, Leila Navarro, Luis Paulo Luppa, professor Gretz, Rodrigo Cardoso, dentre outros.

OM - Além de escritor quais as demais atividades do Edivan Silva e qual o seu diferencial? Quais os contatos para contratá-lo?

ES - Realizo palestras, cursos, seminários, workshops, capacitação profissional e motivação de servidores públicos. A palestra, devido à sua linguagem, formato dinâmico e amplitude de aplicações é o produto mais solicitado. O grande diferencial é que em minhas palestras e treinamentos desperto sensações, transformações e reflexões que são debatidas, desenvolvidas e implementadas. O meu site pessoal é www.edivansilva.com.br e os telefones são (84) 9988 0523 /8893 6570, se preferir pode enviar um e-mail para: contato@edivansilva.com.br

OM - Qual a mensagem que você deixa para os leitores, estudantes aspirantes a uma vaga no mercado de trabalho e empresários?

ES - Os novos estudantes empreendedores devem motivar-se ao autoconhecimento, investir no desenvolvimento da autoestima e optar por desafios que lhe rendam crescimento afinado com a respectiva área de atuação. Não existem limites para empreender, pois tudo depende do despertar para as oportunidades, acreditar nos seus objetivos e, claro, encher-se de motivação para vencer os desafios e superar seus próprios limites. Recomendo também a leitura dos meus livros.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário