Cuide bem da alimentação para enfrentar os dias de folia

Com o carnaval se aproximando, alguns cuidados com a alimentação devem ser tomados para evitar danos à saúde, já que poucas horas de sono, desgaste físico, longa exposição ao sol e o efeito de comida e bebida causam agressão ao organismo e deixam o sistema imunológico danificado.

Os cuidados devem começar alguns dias antes do período de festas. A ingestão de, em média, três litros de líquido ao dia já é um bom preparativo. Água, suco e água de coco são os mais indicados, pois evitam a desidratação do organismo. Refrigerante e bebida alcoólica não ajudam à hidratação, nem o bom funcionamento do organismo, por isso devem ser evitados e não podem ser contabilizados na média diária de líquido a ser ingerido.

O cardápio de refeições deve ser composto por alimentos que possuam alto teor de carboidrato - como pães, macarrão e batata - e deve-se evitar frituras e alimentos gordurosos, já que estes costumam baixar o nível de disposição dos foliões.

Quanto aos alimentos servidos em bares e restaurantes, deve-se ter a preocupação de observar como estes são tratados por aqueles que os manipulam e dar a preferência às comidas mais secas, já que, ainda segundo os nutricionistas, os pratos que contêm muito caldo são os mais perigosos.

Desidratação, diarreia, problemas intestinais e infecções alimentares são os tipos de doenças mais comuns neste período, em que a grande maioria das pessoas viajam e não dão a devida importância aos cuidados com a alimentação.

Para evitá-las, é indicad tomar no café da manhã uma vitamina contendo iogurte, frutas, granola, mel e amendoim (ou castanha-do-pará), que ajuda a repor as energias perdidas nas festas e serve como uma refeição. 

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário