Sentimentos de união e fraternidade florescem com o ano que se inicia

Cada ano que se inicia traz consigo uma sensação de recomeço. É como se cada pessoa zerasse tudo que se passou no ano anterior, para assim começar a escrever uma nova página na vida, com expectativas de melhorias e metas a serem atingidas nos próximos 365 dias.

O primeiro dia de um ano novo é um momento propício para fazer uma reciclagem na alma. É uma oportunidade de se pensar nos erros, nas conquistas, nas amizades e tudo que foi construído ao longo de sua história. É época adequada para renovar a vida, e, sobretudo, perdoar e esquecer mágoas e sentimentos negativos.

Por este motivo, nada mais adequado que celebrar no dia 1º de janeiro o Dia Mundial da Paz. Não há data melhor para que as pessoas do mundo inteiro pensem no significado desta palavra, para que façam uma pausa e reflitam sobre os caminhos que estão seguindo e, principalmente, se perguntar aonde quer chegar.  

Afinal, em uma época de tantos conflitos, de tanta desigualdade, miséria, violência e sofrimento, o novo ano surge como uma luz, uma esperança de caminharmos para dias melhores. Dessa forma, um ano novo remete a possibilidade de cada um fazer tudo diferente e melhor.

Comemorar o Dia da Confraternização Universal, ou para quem preferir o Dia Mundial da Paz, em 1º de janeiro foi sugerido em 1968, pelo Santíssimo Papa Paulo VI. Na época, em sua mensagem de ano novo a que imprimira um caráter ecumênico, o santo padre apelou para a consciência dos fiéis promovendo uma reflexão sobre os conflitos e violência então existentes.  

Em seu discurso, o papa convocou a todos os homens de boa vontade para celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, de acordo com o calendário gregoriano. O santo padre ainda pediu que a cada ano esta celebração viesse a se repetir, como promessa de que no início do calendário cada indivíduo possa seguir sua vida nos caminhos que levam à paz.

Após esta data, o apelo do papa Paulo VI foi ouvido por todas as nações. De modo que a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 1º de janeiro como o Dia da Confraternização Universal, para que todos os países possam perdoar suas diferenças e caminhar para a construção da paz mundial.

Embora o desejo de paz entre os homens ainda pareça um sonho distante, muitos países, inclusive no Brasil, comemoram essa data no sentido de exaltar a confraternização e união entre as pessoas.

O Dia Mundial da Paz é uma época para cada indivíduo pensar como pode contribuir para a construção da tão desejada paz. Além da confraternização mundial e da sociedade, é preciso pensar em paz com um sentido mais amplo, cultivando os bons sentimentos nas relações pessoais, proporcionado comunhão entre as pessoas.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário